Páginas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Cobertura da Feira de Ciências e Matemática – CEIN

Olá gente! Como vão?

Estamos aqui eu ( Letícia e equipe) junto com a equipe de Joyce, pois na reta final deste ciclo 2014 vamos postar compartilhando desta dinâmica ( coisas do espirito natalino rsrs!), para socializarmos com vocês mais um evento ocorrido no Colégio Estadual Idalice Nunes.

Nos dias 4 e 5 de dezembro de 2014, o CEIN abriu suas portas para que a comunidade Guanambiense pudesse visitar e conhecer a nossa I Feira de Ciências e Matemática, tendo como mentores e apoio  os bolsistas do PIBID do IF Baiano. No decorrer deste ano nossa escola passou por um longo processo de pesquisa, criação e produção por parte de todos os alunos da instituição em parceria com seus professores que num diálogo direto com os bolsistas do Pibid traçavam as metas em prol da percepção da Ciência no cotidiano humano.

CEIN: socialização dos aprendizados envolvendo as diversas vertentes da Ciência
A feira contou com salas temáticas que dispunham de diversas abordagens dinâmicas voltadas à aprendizagem, evidenciando a científica. Onze salas foram utilizadas durante os dois dias de evento, sendo que cada uma tratava de um tema diferente, mas todas convergindo para a Ciência e suas manifestações.

Dentre elas, estavam a sala de Medicina Alternativa, tendo como objetivo despertar a importância do uso de plantas medicinais para o cuidado com a saúde;

A sala Eco apresentando propostas sustentáveis através de objetos e materiais que fazem parte do nosso cotidiano e causam menos impactos ao meio ambiente;

Tivemos a sala de Astronomia, que promoveu saberes que a astronomia revela e seus conceitos fundamentais;

Também tivemos a sala de Química, que trouxe um levantamento de todos os tipos de materiais disponíveis para o ensino de Química;

A sala de reaproveitamento de alimentos teve como foco, salientar hábitos alimentares saudáveis a partir de uma alimentação alternativa;

Contamos ainda,  com a sala de Aromaterapia que trouxe a demonstração de óleos essenciais extraídos de vegetais;

A sala de Saúde, promovendo um espaço de discussão e troca de experiências quanto aos problemas que envolvem Ciência e Saúde;

A sala do programa Mais Educação apresentava as oficinas que compõem o programa e seus respectivos projetos, havia também a sala de jogos que explorava as habilidades do raciocínio logico de uma forma lúdica e convidativa e a multifuncional disponibilizando recursos científicos em prol da inclusão, cada uma com a exposição e apresentação de suas atividades;

Além das já mencionadas, tivemos a  sala do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) com a exposição e apresentação do conhecimento apreendido em cada uma de suas oficinas. Nesta sala os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o blog LLM. Falaremos sobre a sua apresentação na feira e a dinâmica que o envolve em breve por aqui. Aguardem!

E por último a sala de Tecnologias Educacionais proporcionando um ambiente com recurso tecnológicos visando o contato dos alunos com essa linguagem.

Além das salas temáticas, contamos com vários momentos de descontração, bem como: apresentação de dança dos alunos da Oficina de Cultura Corporal do ProEMI;

Apresentação de Capoeira pelos alunos do Mais Educação;

Um “cantinho”dedicado à música e aos livros, no qual qualquer pessoa poderia pedir música ou ler à vontade;

Palestras sobre a Ciência e a Fé Bíblica e a apresentação de um documentário que será parte de uma de nossas postagens, ainda nesta semana.

Foram dois dias de muita descontração e demonstração dos muitos aprendizados relacionados às diversas áreas da Ciência,  pois os alunos e professores  do CEIN, em parceria com os bolsistas PIBID, estiveram empenhados em buscar e socializar durante este ano de 2014 os mais diversos saberes à Ciência relacionados. 

“O conhecimento nos faz responsáveis.” – Che Guevara. Cada um de nós pôde aprender muito nesses dias, lembrando que nenhum aprendizado deve ser ignorado. Foi uma experiência maravilhosa da qual todos que puderam fazer parte, como alunos ou visitantes, saíram beneficiados. E que venha a II Feira de Ciências e Matemática!

Enfim, esta postagem é um breve pontuação de tudo o que desfrutamos nestes dois dias e, também, para darmos a oportunidade de que aqueles que não puderam comparecer possam se inteirar do nosso evento.

Confiram alguns de nossos momentos! Ah! Seus comentários serão muito bem vindos!

11 comentários:

  1. Ótima postagem. A feira de ciências e matemática foi ótima aprendemos coisas novas em cada uma das salas. foi legal interagir com todos os visitantes e alunos do CEIN.E espero que tenha uma próxima feira e que seja melhor ainda.

    ResponderExcluir
  2. Essa feira de ciências foi incrível, gostei muito de participar, e de fazer cada detalhe, apesar do esforço ter sido imenso, o resultado valeu muito a pena, foi além do que esperava, e a sala do proEmi ficou magnfica , um trabalho muito bem realizado por nós *--* hehe!! Parabéns garotas, excelente trabalho.. ;)

    ResponderExcluir
  3. Adorei a feira de ciencias e matematica aprendi muita coisa nova

    ResponderExcluir
  4. Em nome do PIBID gostaria de parabenizar a equipe responsável pela reportagem pelo belíssimo trabalho realizado. Foi feito um minucioso trabalho de pesquisa. Na oportunidade agradecer a todos que de uma forma ou de outra colaboraram para que a feira acontecesse e prometemos que erros serão corrigidos para que a próxima seja bem melhor.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Turma bacana
    Bom, a Zilma me convidou para comparecer ao evento e prestigiar o trabalho de vocês e por mais que eu tenha tentado comparecer, acabou não sendo possível. Uma correria nesse finalzinho de ano :( Mas como confessei a ela, apareço por aí para me reparar numa outra oportunidade!
    Eu fiquei muito feliz por ver o empenho de vocês e como se dedicaram nesse evento. Eles são os mais cansativos e mais inesquecíveis de nossa vida escolar, portanto, aproveitem bastante!
    Gostei bastante de tudo que vocês trabalharam nesses dois dias e foi uma pena ter perdido esse evento tão bom! :(
    De qualquer forma, muito sucesso com os próximos eventos!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano!
      Sentimos muito a sua falta na nossa Feira, mas ela é totalmente justificável, entendemos. Aliás, adorei a ideia de recompensar a sua falta com uma visitinha, hein? O último encontro na Oficina de Leitura e Letramento foi incrível, precisamos repetir a dose, é claro!
      Ficamos felizes por você ter notado o nosso empenho nessa Feira, a gente se dedicou bastante.

      Obrigada pelo seu carinho e sua atenção. Beijo :)

      Excluir
    2. Olá Adriano, tudo bem?
      Como Leticia já disse lá em cima, entendemos perfeitamente! Mas, esperamos uma outra visita sua, aliás, sua e de Dany, aquele dia foi inesquecível para nós, nosso gosto pela leitura só aumentou, graças a vocês! Espero vê-los em breve!

      Abraços!

      Excluir
  6. Ótima postagem meninas.
    A feira de ciências e matemática foi ótima, incrível gostei muito. *--*

    ResponderExcluir
  7. A feira de ciências e matemática foi magnifica!! Me divertir bastante...Parabéns a todos nos do CEIN pelo trabalho.

    ResponderExcluir