Páginas

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Percebendo o Letramento em Meu Cotidiano


Piuí  Piuí, galerinha que viaja a bordo da LLM!
E aí vamos compartilhar momentos?! Passo hoje para fazer o registro da nossa segunda oficina de leitura e letramento “Percebendo o Letramento em Meu Cotidiano” que aconteceu no ultimo dia 12 de maio de 2015  e para convidá-los a interagir aqui conosco, pois o letramento, principalmente, acontece por meio dos diálogos cotidianos.

Vamos lá! Iniciamos nossa oficina apreciando e discutindo as ideias do vídeo “Liderança e Motivação”, depois sorteamos o nosso desafio da semana “O que há de pior no mundo virtual”. Sobre esse tema os alunos falarão em 5 tópicos na próxima oficina.  Passamos à dinâmica “Letramento no Cotidiano”, cujo objetivo é fazer com que o aluno se sinta integrado à proposta da oficina. A dinâmica em questão procedeu da seguinte forma: duas equipes foram formadas e de maneira alternada os alunos de cada equipe iam sorteando tirinhas com fontes de letramento como “Você matou minha formiguinha (vídeo)”, onde ele deveria passar a dica do parêntese para sua equipe e na sequencia fazer a mímica para que a mesma falasse o nome do vídeo, acertando a equipe marcava ponto e outra fonte era sorteada pela equipe adversária e assim seguiu a dinâmica até que muitos vertentes do letramento e as  habilidades de cada aluno iam sendo exploradas. Muita criação, interação e diversão envolvidas!


Sejam muito bem vindos,  novos Smurfs...  :D <3 
Após a dinâmica passamos a um questionário de sondagem para que o grupo de alunos tivesse a oportunidade de, ao socializar suas respostas, se conhecerem melhor, pois é mais fácil trabalhar com base no perfil da equipe e na possibilidade de que esse primeiro contato sirva de interação/integração com todos os envolvidos no processo. Vale lembrar que o atual grupo da Oficina de Leitura e Letramento tem em sua composição alunos veteranos e calouros, ou seja, da antiga composição ficaram os alunos que no ano passado eram do 1º e 2º ano,  pois os do 3º, hoje estão em busca de novos horizontes, assim nossos calouros são os alunos do 1º e 2º ano de 2015. Como as questões tinham a ver com os propósitos da oficina e o mostrar-se de cada aluno, esse foi um momento muito precioso e de muita interação. Para validar nosso ultimo questionamento que tinha a ver com as influencias da leitura no cotidiano das pessoas e as resistências que ainda são muito frequentes em relação à mesma apreciamos o vídeo “Preguiça de ler” do blog Minha Estante do Bruno Miranda.

Momento para um break. Tomar água, jogar um pouquinho de conversa fora e claro entregar-se a uma gostosura! :D  E depois  retornamos com a dinâmica do “Letramento Infinito” que foi idealizada com  o objetivo de que os alunos se dessem conta de todo o letramento presente em seu cotidiano e que interagindo com os colegas e a situação criada ampliassem seus entendimentos sobre o mesmo. Assim a dinâmica aconteceu com as duas equipes já formadas, da seguinte forma: os alunos tiraram cara ou coroa para ver quem sorteava o primeiro tema. Sorteado cada aluno tinha que ter na ponta da língua um item para somar ao tema, dessa forma um dos temas foi “Propaganda de TV”; alternando ora com a equipe impar e  outra com a par eles tinham que falar imediatamente o nome de uma propaganda, caso repetissem, ou não lhes ocorresse nenhuma, a equipe adversária marcava ponto e prosseguia com outro sorteio, até que varias vertentes  fossem exploradas neste rápido pingue-pongue. Posso garantir que essa dinâmica mexeu com o grupo de um jeito que até pediram para a ela retornarmos em outro momento.

Pensa numa tarde que voou! Então nossa locomotiva já apitava “Piuí, Piuí !”avisando que deveríamos  descer e assim o fizemos  ao som  do Jota Quest com a música “Sempre Assim”.
Até breve, galerinha! Ah! Não esqueçam que enquanto interagimos estamos praticando o letramento. Vamos comentar?!

Confiram nossos momentos!


Made with Slideshow Embed Tool

4 comentários:

  1. E assim começou com muitos risos e interações que as próximas oficinas seja como essa seja bem vindos os novos integrante dessa incrível locomotiva.


    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  2. Estou muito contente com o retorno das nossas atividades.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo,Joelma! Que aos poucos cada um dos novos tripulantes reconheçam a nossa locomotiva como seu transporte indispensável e que venham somar as nossas conquistas! Sejam bem vindos!
    Verdade, Mateus! A bordo nossas atividades fluem num ritmo alegre e significativo.
    Vocês são companhias super adoráveis a cada viagem! <3

    ResponderExcluir
  4. Estou muito feliz com a volta das oficinas mesmo que eu tenha começado este ano!!

    ResponderExcluir