Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2015

Resenha: Trilogia Divergente

Olá pessoal! Sendo eu (Samara) e minha equipe (Letícia Pozzi e Fabiano) responsáveis pelas postagens da semana, estamos aqui hoje pra falar sobre livros! Vocês com certeza já devem ter ouvido falar nessa Trilogia que é divido em três livros: Divergente, Insurgente e Convergente, da Veronica Roth e  que ainda possui um quarto livro que nada mais é que contos narrados por Quatro (um dos protagonistas da série) numa linha de tempo intransitável – antes e depois de seu próprio teste de aptidão- contendo ainda, três cenas inéditas!

O enredo cativa até mesmo aqueles que não possuem o hábito da leitura, já que as sequências de fatos não seguem uma linha tênue onde o leitor é capaz de, no mínimo, prever os próximos acontecimentos diante das mais diversas situações em que os personagens se encontram.


Nos dois primeiros livros, ele é narrado somente por Beatrice Prior (Tris), mas no último ocorre uma alternância na narração, entre ela e Quatro que também é um dos protagonistas e  namorado de Tris. Confuso, não é? Mas é extremamente fascinante ver a história se passar entre dois pontos de vistas, sentimentos e sensações diferentes, já que as situações que a eles são impostas partem de um mesmo princípio.

Grande parte dos acontecimentos desse livro se passa dentro de Chicago, em um mundo pós Guerra que acarretou destruição por diversos lugares até mesmo dentro do pequeno distrito que é repleto de conflitos e segredos, onde todos pertencem a facções que são divididas e caracterizadas por:
.Abnegação (Altruísmo);
.Audácia (Coragem);
.Amizade (Generosidade);
.Fraqueza (Sinceridade);
.Erudição (Inteligência).

Cada pertencente a sua devida facção deve conter as qualidades/características que o torna realmente a ela pertencente. Mas possuem também os divergentes que são levados desde o início do livro a algo extremamente perigoso e que deve ser mantido no mais absoluto sigilo. O porquê você só descobrirá no decorrer do último livro. As facções trabalham para o desenvolvimento da cidade, os moradores não obtêm informação alguma do que se passa do outro lado do imenso muro, enorme tanto na sua altura, quanto em sua extensão

Beatrice, assim como os demais jovens são obrigados, aos dezesseis anos de idade, a passarem pelo teste de aptidão, para assim auxiliar na escolha e também descobrir qual facção seguir pelo resto de suas vidas. Então ela se encontra em situação controversa: Escolher ficar com sua família ou seguir sua própria vontade.

Seguinte ao seu tempo de adaptação à sua facção, Tris, juntamente com Quatro percebem que há algo de errado acontecendo, se vendo diante da parceria inimaginável entre Audácia e Erudição que possuem ideologias divergentes.

Diante dos conflitos internos cada vez mais freqüentes que fazem com que todos percam a visão de um futuro precavido, o medo de um futuro incerto vai tomando conta de todos. Vem então a pergunta: O que haveria do outro lado da fronteira? Seria viável uma migração em massa? Assim devem se posicionarem de forma em que as incertezas não tomem conta da razão, sendo inevitável porém, que alguns permaneçam fieis ao sistema de facções e outros questionem a razão daquela "organização" instaurada.

Devo confessar que fiquei apaixonada por essa série antes mesmo de terminar o primeiro livro! Cada capítulo nos traz novas surpresas e é extremamente viciante! Eu super recomendo e creio: todos  que tiverem a  oportunidade de conhecê-la  se apaixonarão pela série inteira, assim como eu! 

9 comentários:

  1. HAAAA eu queria comprar a coleção mais no momento eu to sem dinheiro _-_ e o filme eu n sei quando vai sair e pode ter algumas coisas do livro que n passa no filme e estou apreensiva em saber o que acontecera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, vale muito a pena! Os livros de toda a coleção eu peguei emprestado de amigos! As vezes o que eu quero e não tenho, algum amigo pode ter. É um rodízio, sabe? Pretendo comprar pra eu que eu possa reler quando puder, mas na questão do filme: Eu, particularmente, prefiro ler o livro antes de assistir o filme. Vale a pena esperar um pouquinho, viu? ;)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Ainda não li,mas pelo visto é muito bom.Parabéns pela postagem equipe de Samara!!

    ResponderExcluir
  3. ainda também não li ,mais pelas capas parecem serem ótimos, ainda pretendo ler todos!!

    ResponderExcluir
  4. ainda também não li ,mais pelas capas parecem serem ótimos, ainda pretendo ler todos!!

    ResponderExcluir
  5. Eu também não lê esses livros ,mas eu quero ter a oportunidade de ler algum dia!!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu também não lê esses livros ,mas eu quero ter a oportunidade de ler algum dia!!!!

    ResponderExcluir