Páginas

quarta-feira, 22 de julho de 2015

A nova literatura nacional

E aí vamos compartilhar momentos?! Passo hoje para fazer o registro da nossa oitava oficina de leitura e letramento “A nova literatura nacional” que aconteceu no último dia 21 de julho de 2015 e para convidá-los a interagir aqui conosco.

O nosso combinado é “botar” fogo na fornalha, para termos “Muita força, Muita força, Muita força”! Tanto nas descidas; como nas subidas, não é tripulação?!

Nessa tarde mal a nossa locomotiva emitiu o seu “Piuíííí!” e já estávamos a apreciar as lindas paisagens do vídeo “Os fantásticos livros voadores do Sr MorrisLessmore” para na sequencia darmos inicio à conversa que nos absorveria a viagem inteira. Qual foi o assunto desse papo tão descontraído e ao mesmo tempo tão rico?


A nova literatura nacional. Isso mesmo, todos contra Mateus disseram que preferiam a literatura estrangeira porque ela lhes falava mais de perto, tanto em evidencia de fatos quanto em ser menos rebuscada que a nacional. E foi assim que a partir do que defendeu Mateus citando Eduardo Sphor com a Batalha do Apocalipse e Ana Luísa Cotrim que reforçou os seus argumentos mencionando Thalita Rebouças, não demorou muito para que outros nomes de autores contemporâneos fossem surgindo.

Para adentrarmos cada vez mais no cenário verde amarelo da literatura fizemos leituras compartilhada, seguidas dos posicionamentos dos tripulantes, de textos como “Eu valorizo a Literatura Nacional”  uma projeto criado pela blogueira do A Thousand Lifetimes Daniela Martins  e compartilhado com mais 15 blogs que, em 2014 próximo à Copa do Mundo, desenvolveram ações para fomentar a valorização da literatura nacional contemporânea. Essa ação foi tão empolgante e abrangente que virou noticia publicada em um jornal da Alemanha. Inclusive essa matéria escrita pela jornalista e escritora Saltoris foi um dos textos lidos para  nos dar maior suporte sobre as questões que envolvem a literatura nacional contemporânea. Para fecharmos nossas discussões e adentrarmos em outros cenários, ainda sobre os nacionais, lemos  "7 exemplos de que é possível o surgimento de novos talentos na literatura brasileira. "

Momentinho para um break nas reflexões e saborearmos um lanche rápido, pois agora que já começávamos a perceber os cenários da literatura nacional com maior leveza no tocante à linguagem e com cenários mais contemporâneos. Nada contra os nobres clássicos! É que para quem está iniciando, começar pelos contemporâneos facilita a maturação para, em momento oportuno, saber apreciar nossos atemporais clássicos nacionais. Inclusive o propósito dessa oficina era justo tirar essa ideia de que todas as vezes que se fala em literatura nacional o aluno deve ser remetido aos clássicos, que como eles mesmos concluem: mais frustram, do que incentivam o gosto pela literatura, devido a esse processo de maturidade que não é levado em conta e os clássicos são leituras mais rebuscadas.

Avistamos os cenários dos vídeos “Por que ler autores nacionais” “BrunaVieira e Paula Pimenta falam sobre a relação entre leitor e autor” e “Paula Pimenta responde”. Assim os tripulantes já viam a literatura nacional contemporânea com as mesmas possibilidades de sedução que a estrangeira. A intenção não é que os tripulantes deixem de apreciar a literatura estrangeira e sim que eles passem a ver todas as possibilidades que os nossos autores nacionais podem nos proporcionar enquanto leitores e pessoas conscientes das riquezas literárias e suas contribuições num mundo multicultural.

Como resultado das discussões suscitadas e do que conseguimos apreender dos valores literários nacionais ficaram as propostas de leitura de diferentes gêneros da literatura contemporânea. Essas leituras serão feitas por equipes e depois, em momento oportuno, socializadas aqui no LLM.

Que os nossos tripulantes façam incríveis viagens e nos contagiem com os cenários e ideias que descobrirem nas obras que vão ler!

Até breve, amigos! Ah! Se tiverem alguma experiência com a literatura contemporânea ou clássica e quiserem compartilhar conosco nos comentários, será uma honra!


9 comentários:

  1. Achei ótimo saber mais sobre a literatura do meu próprio país. Confesso que me interessei em ler mais livros nacionais!����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você terá incríveis diálogos com autores e personagens nacionais, Cecília! Sem contar que isso lhe renderá discussões riquíssimas com outros leitores.
      Feliz por você hoje ser parte da nossa tripulação! Bem vinda!

      Excluir
  2. Fiquei apaixonada pelo o que relata no vídeo,nossa vida fica mas colorida quando fazemos uma leitura viajamos para outro mundo.
    Estou lendo "O outro lado da memória " de Beatriz Cortes o livro que todos os tripulantes ficaram apaixonados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Joelma! As viagens que fazemos ao mundo das personagens conta como bagagem para nossa vida e há muitas situações em nossas vidas que são facilitadas graças aos conhecimentos dessas viagens. Ah! Estamos todos ansiosos para sabermos, por meio de sua equipe, o que nos reserva "O outro lado da memória" ;)
      Beijos!

      Excluir
  3. No Brasil temos autores que escreveram livros tão incríveis e evolventes, e é uma pena, a maioria dos brasileiros não dão o devido valor a nossa literatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Mateus! É uma pena essa pouca valorização da nossa literatura nacional. Mas, como discutimos durante a oficina, isso decorre da pouca informação sobre nossos tesouros contemporâneos que além de "incríveis e envolventes" ainda nos garantem maturidade para buscarmos leituras mais rebuscadas.
      Abraço!

      Excluir
  4. Ai! É por isso que sou apaixonada por esses tripulantes extraordinários! Tomara que possamos ser os multiplicadores dessa consciência sobre a literatura nacional e que, num futuro próximo, muitos possam compartilhar conosco suas experiências com a literatura nacional, seja a contemporânea ou a clássica.
    Beijos, tripulantes! Boas leituras!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. É sempre uma tristeza quando perco um Oficina. Todas elas são tão ricas em conhecimento e divertidas! Já estou louca para ler Rio 2054 :)

    ResponderExcluir