Páginas

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Eleições do Colegiado Escolar

Olá pessoal!

Eu (Luísa) e minha equipe(Débora e Michel) ficamos responsáveis pela postagem de hoje. E como primeira publicação o tema apresentado será: o colegiado escolar.

Em nosso colégio (Colégio Estadual Idalice Nunes) houve uma eleição do colegiado escolar, que ocorreu no dia  22/07/2015, para votarmos nos seguintes candidatos:

Candidatos do segmento  Estudante

Ana Luíza Souza Cotrim(nº 1) 
Fabrícia da Silva Santana(nº 2)
Candidatos do segmento Pais

Lindalcy da Silva S. Santana(nº 1)
Zuleide Maria F. Rodrigues(nº 2)
Candidatos do segmento Funcionário

Carlos Silva Abreu(nº 1)
Neuza Maria Rodrigues Nogueira (nº 2)
Candidatos do segmento Professor

Maria Eunice de Carvalho Nogueira(nº 1)
Nelma Teixeira da Silva (nº 2)
*Essas são algumas fotos da nossa eleição:

 

















 
















Mas... Espere aí! Por que essas eleições acontecem? Quais as responsabilidades dos membros eleitos?  O que a escola ganha tendo um colegiado? A resposta para essas perguntas estão logo a seguir...

Bom, as eleições acontecem por determinação da Secretaria de Educação da Bahia. Todas as escolas estaduais necessitam eleger um conselho na comunidade escolar para auxiliar, fiscalizar e deliberar junto a gestão da escola nas ações que se referem ao administrativo financeiro e pedagógico.
Além dos segmentos eleitos a posse será dada de acordo com a publicação no Diário Oficial da Bahia. Em seguida se reúnem em uma primeira assembleia e escolhem um representante da comunidade local para também fazer parte do colegiado.
A eleição acontece como prática de democracia nas instituições de ensino.

O colegiado escolar se reúnem mensalmente ou em caráter extraordinário com a finalidade de discutir as necessidades da escola e dificuldades pela qual a escola esteja passando. Nessas reuniões são deliberadas ações acerca de questões relacionadas ao cumprimento do calendário escolar, ao rendimento dos alunos nas atividades  no dia a dia da escola. Além disso, são discutidas questões sobre a qualidade da merenda escolar e o emprego das verbas recebidas: material didático, material de limpeza, pequenos reparos, entre outros.

A direção da escola não toma nenhuma decisão sem antes consultar o colegiado escolar . Uma das mais importantes responsabilidades é incentivar a comunidade a participar das atividades movidas pela escola.
A escola ganha uma gestão participativa e democrática pois, divide responsabilidades, funções que fazem com que a direção da escola forme uma parceria com outros segmentos, contribuindo para a melhoria da educação pública.

Então, o colegiado escolar é um conselho formado pelo gestor, professores, funcionários, estudantes, pais, que se reúnem mensalmente para colaborar com a melhoria da escola. Isto significa que o colegiado pode tomar decisões, aconselhar os gestores, acompanhar as ações pedagógicas e administrativo-financeiras realizadas e mobilizar estudantes e pais a se unirem para assumir a educação como um bem familiar.

E por fim, aqui está a lista do resultado das eleições:
Segmento Estudante

Fabrícia da Silva Santana( 1º lugar- titular)
Ana Luiza Souza Cotrim( 2º lugar- suplente)

Segmento Pais

Zuleide Maria F. Rodrigues( 1º lugar- titular)
Lindalcy da Silva Soares Santana( 2º lugar- suplente)
Segmento Funcionário

Carlos Silva Abreu( 1º lugar- titular)
Neuza Maria Rodrigues Nogueira( 2º lugar- suplente )
Segmento Professor

Nelma Teixeira da Silva( 1º lugar- titular)
Maria Eunice de Carvalho Nogueira( 2º lugar- suplente)
Isso é tudo por hoje pessoal, até mais!!!

3 comentários:

  1. Parabéns, equipe! Vocês fizeram um ótimo trabalho de informação em relação ao processo eletivo do colegiado. Além de deixar claro as razões e necessidade de se criar essa comissão escolar.
    É sempre bom estarmos informados sobre como funciona as deliberações do nosso ambiente escolar. Com certeza um colegiado formado por pessoas comprometidas em buscar melhorias para a educação faz uma gestão sabia e democrática, com isso ganha toda a comunidade escolar.
    Parabéns à todos que participaram desse processo eletivo e que os classificados em 1º lugar em muito possam contribuir com a comunidade CEIN! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a equipe pela ótima postagem !


    ResponderExcluir
  3. Parabéns a equipe ótima postagem sobre as eleições do colegiado escolar.

    ResponderExcluir