Piuí Piuí, galerinha que viaja a bordo da LLM!
E aí
vamos compartilhar momentos?! Passo hoje para fazer o registro da nossa decima oitava
oficina de leitura e letramento “Como estudar redação para o ENEM?” que aconteceu no último dia 06 de outubro de
2015 e para convidá-los a interagir aqui conosco.
Essa
não foi uma viagem de paisagens descontraídas, mas sim de concentração e foco nas
metas a serem alcançadas. Assim nos ativemos durante todo o percurso em cada
detalhe que pudesse ser de ajuda à meta daquela tarde, tentar entender a
resposta para a pergunta tema da nossa oficina: ”Como estudar redação para o
ENEM?”
Na
verdade essa foi uma atividade que preparei no mês de junho quando fui
convidada pelos moradores da REG a
colaborar com V ntensivão da REG, relembrem aqui!Então, com o advento do ENEM se proximando, conversei com nosso Coordenador Ronaldo Soares sobre a relevância de trazer o tema em forma de aulão e assim proporcionar algum subsidio aos tripulantes que farão o ENEM este ano ou nos decorrentes e que, como é comum a todos os alunos do ensino médio, sentem muitas dificuldades no tocante à redação.
Iniciamos
fazendo um apanhado do porquê a redação é o grande diferencial dentro da
avaliação ENEM, entendendo o que se deve fazer para serem atingidas as cinco competências
que levam os estudantes alcançarem os 1000 pontos na redação, bem como o que não se deve fazer
para não correr o risco de zerá-las. Ainda fizemos um apanhado dos principais
dados sobre as redações ENEM 2014, do tipo: quantas redações foram feitas,
quantas tiveram nota 1000, quantas zeraram e etc...
Assim
passamos à discussão, baseada em material de apoio, sobre o modelo dissertativo
argumentativo e foi elencado cada detalhe do que se torna essencial ao universo
dos alunos que querem estar aptos à tal proposta. Neste sentido
dois grandes pilares sustentam a bagagem que o estudante necessita para tal empreitada
e esses são conteúdo (advindo de todos os veículos do letramento) e forma (estrutura que garante o encadeamento e desfecho lógico da tese ).
Esses dois pilares devem ser regidos pelo treino constante por parte dos estudantes.
A
parte prática se deu pelo acompanhamento assistido de propostas de redações com
variadas temáticas, onde a estrutura funcional do texto assim era evidenciada: contextualização, tese, tópico frasal,
argumentos, retomada da tese, proposta de intervenção e agentes interventores.
Além das explicações, a sugestão era que os tripulantes poderiam continuar as
redações como forma de treino. Também acompanhamos a proposta de uma redação
com a temática A redução
da maioridade penal
e seus efeitos
em discussão no
Brasil, acompanhando a coletânea e a redação modelo
com sua estrutura funcional em destaque.
Acredito
que foi uma viagem em que nossos tripulantes tenham feito registros
significativos e que poderão ser ampliados até o momento ENEM por meio da dica
fundamental enquanto viajávamos e
avistávamos cada cenário da Redação ENEM: TREINAR!
Aos tripulantes
e demais amigos que farão a redação no dia 25 de outubro, continuem treinando,
tenham foco, leiam atualidades, procurem mentalizar bem a estrutura funcional da redação e BOA
SORTE!
Até breve, amigos e tripulantes! *=*
Achei essa oficina, que na verdade não foi oficina normal,e sim um aulão sobre tudo que você deve fazer para se sair bem na prova do Enem, muito boa mesmo, espero que vocês leiam o que nossa Zilminha postou , pois vai valer a pena!!
ResponderExcluir