Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Célula coméstivel: delícia!!!

Olá, queridos tripulantes e amigos!!

Olha nós aqui de novo para dar continuação às postagens semanais!

Eu (Emilly) e a minha duplinha favorita (Erika e Ana Luiza), viemos falar sobre as aulas de Biologia da turma do 1ª ano B do CEIN, que ocorreu nesta terça e quarta. Esta aula teve como tema principal as células e como elas se dividem em classe.  São elas: a célula procarionte (bactérias) e eucarionte (célula de animais e vegetai

O objetivo dessa aula, foi mostrar para todos o que se tem dentro das célula e quais são as suas funções, e foi isto o que aconteceu, pois a turma foi divida  pela nossa professora e orientadora Danyelle Nogueira, em 4 grupos e cada um com sua respectiva célula ficou na incumbência de preparar-la. Isso mesmo! Se formos falar da empolgação dessa turma quando soube que a célula teria que ser coméstivel OMG, ficaremos aqui o resto da semana  para lhes  expôr todos os detalhes. Hiperbole? Um pouquinho... mas, os alunos estavam, de fato, muito  animados com a proposta.


A primeira célula apresentada foi a eucarionte, representada por duas equipes: uma a célula vegetal e outra a célula animal.
- Possuem estrutura celular mais complexa do que as procariontes;
- Apresentam membrana plasmática, responsável pela troca de substâncias com o meio externo e proteção;
- Apresentam várias organelas no citoplasma, responsáveis por realizar diversas funções na célula. As organelas são: Mitocôndria, Complexo de Golgi, Centríolos, Ribossomos, Lisossomos e Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso;
- O material genético (material cromossômico) fica dentro do núcleo (envolvido por uma membrana), portanto, separado do citoplasma.
Exemplos de seres vivos eucariontes:
- Animais
- Vegetais
- Protozoários
- Fungos
- Algas (exceto as algas azuis)


Célula Animal




Célula Vegetal




Olhem o entusiasmo das meninas!!!

 A segunda foi a célula procarionte, também apresentada por outras duas equipes
Elas surgiram há bilhões de anos, portanto são primitivas e possuem estrutura mais simples em relação aos eucariontes. Estas células, não possuem núcleo separado. Desta forma, o DNA (ácido desoxirribonucleico) fica solto no citoplasma.
Exemplos de seres vivos procariontes:
- Bactérias
- Cianobactérias (algas azuis)

























Curiosidades: Você sabia?

Os vírus não podem ser classificados como seres eucariontes ou procariontes, pois não possuem células. Este tipo de classificação depende da presença de células no organismo.

Galerinha espero que tenham gostado dessa nova viagem rumo às descobertas biológicas com essas gostosuras. Ah! O que aconteceu com as células ao término da aula? Advinha?! kkkk

Quero que todos vocês voltem para a nossa próxima viagem; Ok?!!

Até Logo!!!!

4 comentários:

  1. Parabéns meninas e meninos!!! Vocês foram ótimos, demonstraram um ótimo domínio do conteúdo proposto. Fico muito feliz em saber que, além, de aprender o conteúdo ainda se divertiram!!

    ResponderExcluir
  2. Não para tudo célula comestível e ninguém me convidou pra comer :(
    Ops parabéns meninas ótima postagem Biologia é tudo de bom este assunto então maravilhoso Parabéns também a orientadora Danyelle por proporcionar trabalhos assim que deixam os alunos todos empolgados ...

    ResponderExcluir
  3. Como prepararam a célula procarionte ??

    ResponderExcluir
  4. Como prepararam a célula procarionte ??

    ResponderExcluir