Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Lançamento do Projeto Livro de Rua

Olá galerinha! Eu (Samara) e minha equipe (Letícia e Julia) estamos de volta pra deixar vocês a par de um evento ocorrido aqui em nossa cidade no dia 29/11, que por não mera coincidência é, também, Dia Nacional do Livro. Nesse evento houve interação de muitas pessoas em diversas faixas etárias e envolvimento cultural da sociedade Guanambiense.




O Projeto Livro de Rua é uma iniciativa dos membros da Academia Guanambiense de letras que tem o propósito de possibilitar a leitura para os mais variados públicos, ocasionando assim, a inserção de todosos cidadãos Guanambienses ao mundo dos livros que tantos benefícios podem lhes proporcionar. Em uma das placas exposta no local do evento, lia-se: “ Queremos aproximar livros sem leitores de leitores sem livros”.

Tudo se deu da seguinte forma: Durante alguns meses, os idealizadores do projeto distribuíram, em toda a cidade, caixas onde as pessoas colocariam livros que seriam doados para o projeto, para assim, outras pessoas  terem contato com eles e  poderem partilhar dos aprendizados e emoções vividos pelas  personagens de cada história, pois assim os livros cumprem os seus papeis em relação aos que por eles se deixam afetar...


Durante a realização do evento contamos com a participação de pessoas que foram de suma importância para a socialização desse significativo projeto, tais como: Gil Martins, nosso poeta, musico e colaborador com as causas sociais da nossa cidade, responsável pela música e entretenimento durante a realização do evento. Escritores da nossa região que marcaram presença , manifestaram apoio ao projeto e aproveitaram do momento para deixar claro à sociedade como o projeto em questão estaria favorecendo a comunidade Guanambiense, além recitaram belíssimos poemas para todos os presentes.




Diversas pessoas  que estiveram presentes no evento, aproveitaram para já escolherem seus livros e os levaram para casa e enquanto escolhiam o primeiro, já faziam planos  sobre o que pegariam da próxima vez.

É a partir de exemplos como esse que percebemos, dentro de uma comumidade,  o impacto real de iniciativas nobres como essa . Só nos resta ficarmos na torcida para que os cidadãos saibam valorizar essa importante ação dos nossos ilustres membros da Academia Guanambiense de Letras. E assim fazer com que o Projeto Livro de Rua cumpra a sua missão e se firme para oportunizar o primeiro contato  de uns com a leitura, o aprimorar esse hábito de outros e o melhorar de todas as vidas que a ela se entregarem.




P.S: Há uma entrevista com a Professora Lajucy que é membro da Academia Guanambiense de Letras   aqui no LLM. Leiam-na  aqui para saberem mais  detalhes sobre o Projeto! ;)

Beijos, queridos leitores do LLM!


2 comentários:

  1. Foi um projeto maravilhoso, que tem como objetivo distribuir livros para que a população possa ter a oportunidade de desfrutar e se maravilhar com diversos tipos de livros para que no futuro, quem sabe possa se tornar um grande leitor ou escritor.........

    ResponderExcluir
  2. As vezes investimos dinheiro e tempo em projetos que na maioria de todas elas, terminam por não atingir objetivo algum. O Livro na rua, é a prova de que com pouco recurso financeiro e o empenho de voluntários a serviço do bem estar social, coisas maravilhosas acontecem.
    Parabéns guanambienses que já mais deixam de fazer a parte que lhe cabe.

    É disso que eu tô(estou) falando!

    Gil Martins.

    ResponderExcluir