Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Tripulação LLM embarca No letramento fotográfico

Piuí  Piuí, galerinha que viaja a bordo da LLM!

E aí vamos compartilhar momentos?! Passo hoje para fazer o registro da nossa vigésima segunda oficina de leitura e letramento “Tripulação LLM embarca No letramento fotográfico” que aconteceu no último dia 17 de novembro de 2015 e para convidá-los a interagir aqui conosco.

Tripulação a postos, lá fomos nós comandando a LLM rumo aos destinos planejados para que ao contemplarmos cada paisagem desse letramento dele pudéssemos absorver o máximo possível. Assim, logo após “botarmos” fogo na fornalha  avistamos a paisagem da dinâmica “Regra oculta”. Resultado? Feitiço contra o feiticeiro :D, descontração e animação até avistarmos a paisagem seguinte.



Nessa parte da viagem os tripulantes foram incitados a falarem o que sabiam/achavam do gênero textual fotografia. Após suas colocações, passamos à leitura do texto “Letramento visual: a fotografia no ambiente escolar”, seguido das fotos de Sebastião Salgado com suas intrigantes temáticas, o que suscitou nossas reflexões sobre cada uma delas.

Para nos aproximarmos cada vez mais do letramento em fotografia traçamos uma rota onde contemplamos as paisagens contidas nos vídeos “História da fotografia” “Importânciada fotografia” e Programa Artefato -Fotografia - TV Unesp . Ao contemplarmos suas últimas imagens nossa locomotiva estava na estação intervalo. Hora de água, banheiro e lanche para seguirmos na viagem da tarde.

De novo aos trilhos avistamos os cenários curiosos e críticos que as lentes de muitos fotógrafos, mundo a fora, conseguiram capturar e que serão eternas fontes de letramento ‘à humanidade. Com base no conteúdo dos vídeos e do material impresso já citado, fizemos nossas reflexões enquanto a locomotiva nos transportava de um cenário fotográfico que possuía diferente temática ao outro.

Nossa viagem se aproximava do final, então conversamos a respeito de uma produção que os tripulantes farão sobre o letramento por meio da fotografia. Cada uma das cinco equipes sorteou uma temática sobre a qual irão fotografar e na sequencia irão fazer um vídeo com trilha sonora para ser socializado entre os colegas tripulantes e depois postado aqui no LLM para que todos possam apreciar o resultado desse trabalho. Concluíamos nossa conversa quando ouvimos o piuí de desembarque.

Até breve, amigos! Aguardem as produções dos tripulantes e interajam aqui conosco nos comentários!

2 comentários:

  1. Oficina maravilhosa, já deixando saudades...e com temas abordados que todos amam 'Fotografia'...

    ResponderExcluir
  2. E esta dinâmica foi ótima eu cantando então, meu Deus foi o feitiço contra o feiticeiro mesmo sem duvida alguma descontração total ...
    E Emilly nem fala em saudades viu :( mas teremos os slides de fotos para lembramos de cada momento especial e inesquecível.

    ResponderExcluir