Páginas

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Retornando aos trilhos!

Olá amigos do LLM! Quanto tempo! Nossa locomotiva voltou à ativa com muito combustível, energia de sobra para fazermos progressos e compartilhar com vocês!

Semana passada, 15 de julho de 2014, fizemos nosso primeiro encontro pós-recesso. Então, tivemos uma conversa tranquila sobre o que fizemos nos dias de folga e como andavam as leituras propostas antes do início das férias, os livros de John Green, estão lembrados? Dando prosseguimento, foi apresentado aos alunos o Desafio Letra Mente, baseado em uma desafio semanal que alguns integrantes da blogosfera realizam em seus respectivos sites. 

O Desafio Letra Mente tem como objetivo estimular a expressão escrita e oral dos alunos. Uma pergunta sobre um tema cotidiano é sorteada e os meninos da oficina devem, durante a semana, discorrer suas respostas em um TOP 5. Assim eles cultivam o hábito da escrita a partir de assuntos que podem ser abordados com mais facilidade. Além disso, as respostas de alguns alunos para o Desafio serão compartilhadas no início de cada oficina, um momento para conhecerem e discutirem seus pensamentos, e também deverá ser feita uma postagem correspondente aqui no blog. Portanto vocês irão poder acompanhar a desenvoltura deles por aqui também!

Após ficarmos a par dessas novidades, chegamos ao assunto principal da oficina. O veículo de letramento escolhido foi a cinegrafia. Assistimos ao filme "Duelo de Titãs", uma sessão animada com direito a pipoca, interação, reações e comoção. Após apreciarmos a obra com atenção, discutimos um pouco sobre ela: como foi a evolução da história; quais mensagens ela propunha; os aspectos de algumas personagens; a presença e significação da música; a escolha de enquadramento e fotografia; e o que poderíamos tirar como lição do filme para aplicá-lo em nossas vidas. Muitas observações interessantes sobre o filme surgiram, e mais que aprovado como entretenimento, "Duelo de Titãs" foi um excelente caso de leitura e diálogo!

A seguir temos uma pequena galeria registrando alguns momentos de nossas atividades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário