Páginas

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A Arte da Palavra em Poemas e Poesia Parte I


Piuí! Piuí! Amigos  do LLM,

Venho fazer o registro da nossa oitava oficina ocorrida no último dia 12 de agosto de 2014. Como de costume iniciamos com o Desafio Letra Mente sob o tema “Me desculpe, mas eu acho brega”, sorteado na semana anterior. Muita descontração, como requeria o tema, ao socializarmos nossas opiniões. Em seguida fizemos o sorteio do tema da semana seguinte.
Exibindo nosso pequeno, mas precioso acervo!
Já que estávamos todos a bordo seguimos viagem rumo aos encantos das paisagens poéticas, isso mesmo foi uma tarde de conversa descontraída sobre as características que nos revelariam a estação de letramento chamada poema.
 Instigados pelas reflexões ao ouvir e ver Osvaldo Montenegro declamar “Metade”  esta conversa nos rendeu  muitas inferências  no intuito de percebermos que tal texto  pela estrutura e peculiaridades é chamado de poema e  que pela beleza e encantamentos carrega uma áurea subjetiva que nos foi legada pela alcunha de poesia, ou seja, o poema é o corpo e a poesia o sentimento que o habita.
Para nos integrarmos a tal paisagem, além da conversa informal, apreciamos alguns poemas escritos e assistimos vídeos sobre o tema, no intuito de percebermos os diferentes estilos em que os poemas se configuram e a riqueza das figuras que lhes garantem a poesia.
Assim, seguimos para a discussão da proposta de produção a ser desenvolvida extraclasse, posto que o poema precise de tempo e inspiração para  materializar-se e imbuir-se na subjetividade, e socializada na próxima oficina.
Ao assistirmos um vídeo com pessoas declamando poemas de autores famosos, foi possível percebermos a importância da expressividade que o texto poético requer e nos propormos a buscar um dos poemas de que gostamos para assim o socializarmos com o grupo.  A oficina da próxima semana promete!! \o/
Nossa locomotiva fez uma pausa logo depois de buscarmos inspiração para as tarefas da semana avistando a última paisagem da tarde na companhia de Gabriel o Pensador com o vídeo “Linhas Tortas”.
Beijos! E não deixem de continuar nesta viagem conosco, pois semana que vem os tripulantes da LLM prometem paisagens poéticas de tirarem o folego ao socializarem suas produções.

Captura de alguns trechos:


Made with Slideshow Embed Tool

4 comentários:

  1. Oi, galerinha,
    Embarcar nos recônditos dos poemas é um deleite maravilhoso *0* Espero que tenham curtido muito a experiência!
    E adorei ver o pequeno acervo sendo cuidado com tanto carinho!!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriaaaaano, deleite melhor que a áurea encantada da poesia só uma visita preciosa como a tua!
      Ah! quanto aos livros Dany se desapegou de alguns dos dela para acrescer o acervo \o/, já os cataloguei,estou providenciando as carteirinhas dos alunos e já estão disputando para ver quem pega emprestado primeiro. A sementinha foi bem plantada por vocês naquela tarde. Deus seja louvado!!

      Abraço!

      Excluir
  2. Essa oficina, cada dia é uma aventura diferente :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A colaboração e espontaneidade de cada um de vocês na realização das tarefas é que fazem esta mágica aventura, Palloma. Vocês são show! *=*

      Excluir