Páginas

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A Literatura de John Green Segundo a Tripulação LLM

Olá, Galerinha LLM, CEIN e Amigos!

Lembram que em junho nós do LLM embarcamos rumo à literatura de John Green e ficamos de ao absorvermos a atmosfera dos seus personagens e partilharmos um pouco de suas vivencias voltarmos aqui e, de uma forma simples,  com experiência de principiantes, mas com o firme propósito de adquirirmos o hábito de leitores em potencial, contarmos um pouco de como foi essa experiência?

Então, hoje eu venho falar um pouco de como se deu esse processo que, com certeza, marcará uma fase na vida dos alunos que se envolveram neste propósito. Se não têm conhecimento de como tudo começou, ou não se lembram, recomendo que voltem aqui.

Desde então as equipes desenvolveram suas leituras, num processo não muito rápido devido ao fato de terem que compartilhar o mesmo livro em forma de rodizio, reuniram para a discussão de suas reflexões sobre a temática do mesmo, procuraram uma oportunidade de gravarem seus vídeos, passaram para a parte de edição dos mesmos, marcamos um momento para apreciá-los em dia de oficina e só então eu os recebi para a postagem que vocês terão a oportunidade de visualizar.

Antes, porém, gostaria de esclarecer sobre o seguinte: a maioria dos alunos que fazem parte desta oficina estão tentando descobrir o caminho deste fascinante mundo chamado literatura. Vontade de se entregarem a esse deleite eles têm, mas ainda estão na busca da porta adequada, melhor, estão na busca do gênero que irá lhes conquistar.

Assim faz-se necessário que ao apreciarem suas falas levem tal fato em consideração, bem como percebam que já temos os alunos que não só já sabem quais dessas portas lhes são mais aprazíveis ao abrirem como, também, conseguem perceber a importância das diversas vertentes literárias para lhes alicerçam enquanto pessoas que se integram à sociedade

Assim convido-lhes a partilharem desta experiência e deixarem seus comentários sobre a iniciativa dos alunos ao gravarem os vídeos, as histórias aqui apresentadas, suas curiosidades ou opiniões sobre os temas de cada vídeo/livro. Enfim seus comentário são muito bem vindos!

Beijos!

PS: Fica o reconhecimento à iniciativa das alunas Joyce e Letícia que se dispuseram a fazer um vídeo extra para que o Teorema Katherine não ficasse de fora da nossa seleção. Parabéns,  meninas!










































10 comentários:

  1. Oi, gente linda do LLM!
    Sei que sou suspeita para falar deste trabalho e do orgulho que sinto ao assistir inúmeras vezes cada um desses videos, para captar as dificuldades de uns, me divertir com a descontração de outros, perceber o empenho e o crescimento de muitos, me emocionar com a surpresa que causou o posicionamento de quem pouco havia se manifestado até então (amo essas surpresas!), enxergar idéias que por mim mesma ainda não havia percebido, durante o diálogo integrado e pertinente de certos.
    E por tudo isso sou, também, uma das pessoas mais indicadas para falar com conhecimento de causa, pois tenho acompanhado cada passo deste maravilhoso grupo de estudantes que sentem prazer em estarem juntos a cada terça nos momentos que podemos chamar de "momentos de um aprendizado compartilhado e feliz" ( principalmente para mim que os medeio).
    Parabéns, galerinha LLM! Estamos no caminho e me sinto honrada pela desenvoltura de cada um! Que os ensinamentos ou as experiencias absorvidas das obras de Green nos conduzam a muitas outras para que nossas vidas sejam melhores em todos os sentidos!
    Muuuuuuuuuuuuito ORGULHOSA!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amei fazer parte desses vídeos. Me diverti muito! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem assiste os videos em que você participa logo percebe que sua fala é verdadeira, Letícia!
      E é como falei com vocês quando há entrega há satisfação e o resultado é maravilhoso. Parabéns por saber se entregar!
      Beijos!

      Excluir
    2. Ah Letícia!
      Deixa eu aproveitar para dar os parabéns pela nova conquista como colunista do ATLT! Sempre acreditei que a entrega por inteiro às pequenas oportunidades conduzem à outras maiores! Parabéns por tal sabedoria! Acredito que vocês saberão aproveitar ao máximo desta oportunidade que lhes renderão maravilhosos proveitos futuros.
      Vou repetir o que disse à Joyce "Do LLM à blogosfera! Sucesso estou na primeira fila para acompanhá-las e aplaudi-las! Divirtam-se e cresçam muito!"
      Beijos!

      Excluir
    3. Obrigada Zilma! Sou muito grata a você por nos treinar, e como já disse em outra oportunidades, o Locomotiva é uma experiência incrível tanto para mim como para todos os outros. Você é a responsável por tudo isso. :)

      Excluir
  3. Oi, pessoal
    Como é bom ver os frutos do trabalho de vocês, hein? Resultado de um projeto maravilhoso no qual vocês têm a honra de fazer parte. O que dizer desses vídeos?
    Lembro-me que no IF volta e meia algum professor pedia para gravarmos vídeos. Era um porre, confesso. Pensem só: provas, seminários, deveres, testes, estágio, relatórios e os professores queriam videos. Mal pudia imaginar que esse trabalho era o mais divertido e tambem o mais cansativo.
    Bom, sobre o post. Eu só li O teorema Katherine e A Culpa é das estrelas do João Verde. Eu gostei de ambos e tenho muita vontade de ler seus outros livros.
    Vendo os vídeos pude me encantar um pouco mais com os resultados do projeto e assim como a professora-coruja de vocês, estou bem orgulho. Mais dedicação e esforço para que novos objetivos sejam alcançados com êxito. E claro, muitas novas leituras!

    Um abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, é uma honra muito grande quando você "rouba" do seu precioso tempo para nos agraciar com uma visita e as nobres palavras!
      É, também, muito bom o seu depoimento para que os tripulantes do LLM saibam que as obrigações escolares junto com as solicitações de atividades que exigem um esforço extra acaba sendo um "porre" até para os Adrianos da vida, ou seja, sentir dificuldade é normal no contexto estudantil, mas o melhor é saber que são desses momentos que mais nos exigem que nunca esqueceremos e que trarão sentido à nossa existência, não é verdade?
      Ah! Que sou coruja isso não consigo esconder! E eles têm me surpreendido e me cativado um pouquinho mais a cada dia. Creio que teremos lindas histórias para compartilhar!
      Obrigada pelo carinho e sinta-se sempre muito bem vindo!
      Sucesso com o GL.com e que seus estudos sejam abençoados para que seu sonho logo se realize!
      Abraço!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Lucas Matheus, saudade de você menino! Ainda bem que você pode nos dar a honra aqui nesta locomotiva que estará sempre de passagem e com espaço suficiente para que você e todos que queiram possam embarcar, andar à vontade por todos os nossos vagões e depois dizer nos comentários o que acharam da viagem!
      Pois é, eu sou suspeita para falar dos videos mas, a única coisa que faltou foi você como tripulante junto com os outros para se deliciar neste processo de aprendizado com as leituras de John Green! É uma pena você não ter podido permanecer conosco! Mas, participando das leituras do blog e comentando você estará viajando sempre conosco e isso é muito bom!
      Embarque sempre aqui conosco! Abraço!

      Excluir
  5. Amei participar desse trabalho. Me diverti e me surpreendi muito *-*

    ResponderExcluir