Páginas

domingo, 21 de setembro de 2014

CEIN: Releituras de Dom Quixote

Olá leitores!
 Eu (Leticia) e o meu grupo (Érika e Fabiano) viemos apresentar para vocês um trabalho realizado pelos alunos do 7º ano A da nossa escola, o Colégio Estadual Idalice Nunes.
Quixoteiros animados apresentam suas criativas releituras de Dom Quixote
A turma sob a orientação da professora Zilma Martins que trabalha com eles a disciplina Língua Portuguesa foi orientada a produzir este trabalho porque a temática da unidade que estavam estudando era "Heróis: da Ficção à Vida Real".
Assim eles se dividiram em seis equipes e cada uma fez a releitura em um gênero diferente que aqui serão expostos seguidos dos depoimentos que colhemos de alguns componentes de cada equipe falando sobre a experiencia em realizar  este trabalho.


1) História em quadrinhos: Equipe: Gabriel de Souza, Juliano de Jesus, Bruno Daniel, Mariana Bomfim e Allyfen Bruno.  
 "Foi muito interessante fazer esse trabalho. Eu nunca tinha feito algo assim antes, foi minha primeira vez. Não foi nem difícil, nem fácil. O importante é que conseguimos fazer" ( Gabriel Souza)



2) Dramatização : Equipe: Alanna Pozze, Danielle, Souza, José Messias, Thacio Ronald, Adão Vitor e Samira Nassara.
 "As cenas ficaram muito engraçadas. O Dom Quixote imaginava um moinho como gigante, rebanhos de carneiros como exército inimigo..."  "Eu sou menina e  tive que me vestir de Dom Quixote, mas apesar das dificuldades, a gente aprendeu e se divertiu bastante"( Danielle e Samira)




3) História muda: Davi Costa e Emile Sande
 "Foi muito interessante porque eu nunca tinha feito uma história muda, aprendi bastante sobre isso. Foi um pouco difícil fazer os desenhos, mas gostaria de fazer outros trabalhos assim." ( Emile Sande)






4) Jogral: Cleber Vitor, Gabriel da Silva, Geovana Sena, Marcela Pereira, Natan Frota.
 "Foi legal falar sobre a história de Dom Quixote através de um jogral porque, além dessa história já ser muito conhecida e respeitada pela literatura universal, contar a história através de um jogral, que é um poema, fica ainda mais legal. Porque é um gênero textual respeitado."  "Foi meio difícil organizar o que cada pessoa iria recitar. Tivemos que dividir tudo certinho para cada pessoa, e no final, deu no que deu..."( Natan e Cleber)






5)  Dom Quixote Nos Dias Atuais : Maura Lívia, Andreina Gabrielly, Valdelúcio Azevedo e
Nycole de Oliveira 

 "Nós tínhamos que passar a história para os dias atuais. Ele lia livros, hoje em dia os livros estão largados, as pessoas gostam mais de ouvir CDs, assistir DVDs. Então, achamos interessante trocar as batalhas, que hoje em dia não existem mais, pelas guerras da criminalidade e trafico. Foi um pouco difícil atualizar a história, mas foi muito legal" (Maura Livia)




6) Paródia musical: Camila dos Santos, Cleude Maria Luiza ( representada pela interprete de libras Daniella Cotrim), Diogo Coelho, Isadora Rocha, Joyce de Araujo
a equipe escolheu a música Beijinho no Ombro da Valesca Popozuda para parodiar contando a história de Dom Quixote.
  "A gente precisava contar a história de Dom Quixote em uma paródia. A única dificuldade foi que tivemos que gravar várias vezes, até dar certo".  "Foi muito engraçado, adorei os erros de gravação. A gente gostou de fazer, foi bem legal. Valeu à pena" (Isadora e Joyce)







12 comentários:

  1. Parabéns, todo mundo esbanjando talento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, olha só quem está por aqui apreciando os nossos trabalhos! Nosso poeta consagrado do TAL! Muito bem, Paulo sua apreciação e palavras justificam seu atuar de bom aluno! Sua visita será sempre uma honra!
      Beijos, meu lindo!

      Excluir
  2. Letícia, você que representa sua equipe fez um excelente trabalho nesta publicação, além da incrível dinâmica de entrevistar os componentes das equipes e transcrever, fielmente, suas falas aqui, também usou de recursos inéditos para que cada gênero aqui fosse postado. Estou muito orgulhosa de todo empenho! Parabéns por estar sempre disposta a superar os desafios!
    Quanto às produções de cada equipe sei que já falei, mas é sempre valido lembrar que amei a forma como vocês abraçaram o trabalho e se empenharam em fazer o melhor. Vocês são alunos de uma boa vontade incrível e por estarem sempre bem dispostos e acreditando em seus potenciais conseguem vencer suas dificuldades e alcancarem excelentes resultados. Sigam sempre assim: com sede do novo e crendo em seus potenciais, pois o mais o tempo e a dedicação lhes garantirão.
    Parabéns, Quixoteiros! Fizeram um ótimo trabalho!
    Dentre tantas destaco essa celebre passagem, pois a mesma explica muitos das nossas conquistas: “A liberdade, Sancho, é um dos mais preciosos dons que os homens receberam dos céus. Com ela não podem igualar-se os tesouros que a terra encerra nem que o mar cobre; pela liberdade, assim como pela honra, se pode e deve aventurar a vida, e, pelo contrário, o cativeiro é o maior mal que pôde vir aos homens.”
    Parte 2, Capítulo 58.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, todo mundo ta muito bonito

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todas as equipes! Imagino o quanto trabalhoso tenha sido, mas o resultado foi ótimo. Amei as releituras da obra!!!
    E parabéns de modo especial a Professora Zilma por despertar o prazer de ler de seus alunos e mostrar-lhes a magia que existe em toda leitura!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo carinho e atenção dedicada aos trabalhos apresentados no LLM, Thais! Realmente os alunos do 7º Ano A adoram um desafio e têm uma boa vontade incrível para realizarem seus trabalhos com muita dedicação e empenho, lembra do coral do ano passado?
    Que bom que você gostou das releituras! É verdade que creio demais no poder benéfico e libertador da leitura e quando encontro alunos que como você ,também, nele crê sinto que o meu fazer vale a pena e que seu melhor fruto é vê-los encaminhados e realizando seus sonhos. Saudade de suas ricas contribuições durante as aulas e feliz por ter noticias de suas lutas!
    Sua visita será, sempre, uma honra!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns meninos gostei bastante do trabalho de todos ficou impressionante. .

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns meninos e meninas incrível o trabalhos :)

    ResponderExcluir
  9. (risadas) Nossa ! Samira você estava ótima de Dom Quixote (risadas) ,Gostei muito do trabalho e Desempenho de todos, Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Pessoal...Os outros trabalhos também ficaram incríveis.

    ResponderExcluir