Páginas

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O Letramento em Locomotiva Letra Mente


Piuí! Piuí! Olá Amigos do LLM!

Como têm passado? Desejo que muito bem! Pois a vida tem sempre lindas e revigorantes paisagens que superam outras nem tanto!

Cá estou mais uma vez para o relato da decima primeira oficina ocorrido no dia 09 de setembro  de 2014. Juntos, eu e a tripulação que estava a bordo desta animada locomotiva, iniciamos a viagem e as atividades da tarde, apreciando a música “Cântico de Amor” na voz de dois dos nossos tripulantes que são seus autores e interpretes: Rafael e Ruth. A mesma concorreu ao FACE ( Festival Anual da Canção Estudantil) na categoria interna, nossa viagem assim começou porque o tema desta nossa oficina era a exploração do letramento por meio do LLM em suas ultimas publicações. 
A viagem que começou apreciando essa bela paisagem musical seguiu com o desafio da semana que tinha por tema “Os super poderes que você gostaria de ter se fosse um super herói". Cada desejo! Do Tipo: ser invisível para dar um de mexeriqueiro, ter o  poder de olhar para quem está enchendo o saco e "Abracadabra!Suma daqui!", ler mentes, ter visão de roio x... He! he! he! Humanos...  Enfim, depois de todos do grupo falarem, chegamos à conclusão de que a maioria primava pelos poderes da super velocidade e da teletransportagem. Ainda bem! Assim como o momento musical, esse foi muito animado e participado por todos.
Agora é abusar da leitura e preencher tooooda a carteirinha!   \o\ |o| /o/

Após o sorteio do tema do desafio da semana seguinte convidei Joyce para fazer a apresentação das duas primeiras publicações que se encontram nos links acima e que foram postadas por ela representando sua equipe. Cada apresentação foi seguida dos comentários do grupo, bem como de minha solicitação para que todos fossem mais atuantes em acessar, comentar e divulgar as postagens do LLM, com o propósito de usufruírem do mesmo como fonte de letramento, tanto em seu acervo próprio, como ao utilizar de sua barra lateral para direcioná-los a outras fontes em que o letramento se configura.

Tivemos um break para o nosso momento paçoquinha e outras “ kossitas mas” e retornamos ao nosso momento letramento direcionado ao terceiro link, melhor, nosso momento leitura do processo de produção das vídeo resenhas sobre as obras de John Green, pois já que o escolhemos como carro chefe para motivar nossas primeiras leituras, nada melhor que apreciar esse processo de letramento em todos os seus detalhes.

Assim lemos e analisamos a postagem e cada vídeo resenha que foi seguido do depoimento de suas respectivas equipes falando da experiência em lidar com todo o processo dessa construção, culminando com as impressões das demais equipes sobre as obras e o resultado dos trabalhos dos colegas.

 Esse foi mais um momento de muito prazer, pois os alunos tanto analisavam e se surpreendiam com o posicionamento prazeroso e pertinente de alguns colegas em relação às obras lidas, quanto se divertiam com a forma descontraída com que muitas abordagens foram feitas, ou mesmo ao perceberem certos tiques que a maioria dos colegas deixam transparecer por conta de estarem lidando com uma experiência não comum.

Encerramos nosso passeio a bordo da LLM nesta tarde com a apresentação e entrega das carteirinhas de cada tripulante da LLM para o uso do nosso pequeno acervo literário cedido pelas editoras ID, Jangada e Única por intermédio de nosso amigo, incentivador, colaborador e blogueiro do GL.com Adriano Gutemberg e mais alguns cedidos do acervo particular da blogueira e colaboradora do ATLT Daniela Martins.

 Estou muito feliz com o interesse dos nossos alunos tripulantes, pois mesmo antes da entrega das carteirinhas eles já haviam levado alguns livros que foram lidos e devolvidos para que o rodizio siga. Verdade! Já temos alunos com dois, três livros registrados em suas carteirinhas. Que venham mais doações! “lol”

Beijos! Não deixem de conferir nosso  slide de fotos e fazerem seus comentários sobre as impressões desta postagem! 

P.S: Para quem está se perguntando onde está o relato da décima oficina esclareço que a mesma corresponde a esse postagem feita em caráter extraordinário pela autora Joyce Kelly e que foi assim acordado com os alunos da oficina que marcaram presença no evento com participações no palco, cobertura do mesmo ou plateia.



Made with Slideshow Embed Tool

12 comentários:

  1. Impressionante o talento de Ruth e Rafael, parabéns vocês arrasaram!!
    Essa oficina foi d+, assim como todas estão sendo.. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Palloma! Nosso grupo é composto por talentos impares!
      Povo lindo com seus dons maravilhosos tais como: bela oratória e articulação das palavras, humor que contagia, alma musical que encanta, capacidade de ouvir e assimilar, curiosidade pela informação advinda de múltiplas fontes, percepção critica, escrita que prende pela curiosidade e leva à critica, ou seja, dons que nos faz um grupo completo por cada contribuição.
      Somos o LLM! Uhu! "lol"
      Parabéns a você pelas significativas contribuições ao grupo e saber reconhecer o valor da contribuição dos seus colegas, outro grande dom!

      Excluir
  2. É realmente fantástico e admirável que em tão pouco tempo, (apenas 9 oficinas ) tanta coisa maravilhosa tenha sido produzida por essa turma. Estou muito orgulhoso de vocês. Parabéns pela determinação, empenho e dedicação de todos. \O/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, querido coordenador, amigo e professor!
      Somos gratos por suas palavras de reconhecimento ao nosso trabalho e o seu apoio é fundamental para que ele se concretize.
      Obrigada, em nome da tripulação LLM, por estar sempre atento as nossa necessidades enquanto coordenador do Pró-EMI do CEIN!

      Excluir
  3. Oi, gente
    Tive de vir saber a quantas anda o projeto e adorei saber das novidades. Aqui de fora, fico acompanhando os passos da oficina, viu o.O
    Adorei saber do empenho em que estão lidando com o acervo e que essas carteirinhas sirvam de incentivo para que vocês leiam todos os livros disponibilizados e se divirtam com tais experiências literárias.
    Além disso, devo parabenizar Rafa e Ruth, pela música. Tanto a parte autoral quanto a melodia são lindos e a música é muito bacana. Sucesso para cada um!

    Uma excelente semana para todos e continue focados, determinados e sempre leitores :)
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, neste seu cronometrado tempo, o seu carinho e dedicação em estar atento as nossas ações é algo que não tem preço! Todos nós do LLM somos gratos pelas colaborações e incentivo e lhe desejamos boa sorte com suas metas!
      Abraço!

      Excluir
  4. Oficina maravilhosa, as paçocas também! Arrebentaram Ruth e Rafa, estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Que talento Ruth e Rafael,PARABÉNS linda musica

    ResponderExcluir
  6. Joyce e Janne, suas contribuições e boa vontade garantem nosso crescimento!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da música, e vocês cantam muito bem!

    ResponderExcluir
  8. parabéns galera! tudo muito bem feito *.*

    ResponderExcluir
  9. Ruth e Rafael parabéns vocês tem uma linda voz !
    e enquanto a oficina sempre muito animada ;)

    ResponderExcluir