Páginas

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Música: o que aprendemos com ela?

              Olá visitantes! Tudo bem com vocês?

Constantemente estamos ouvindo música, pois isso tornou-se algo indispensável à vida humana.
É muito bom ouvir uma boa música, pois ela tem capacidade de nos deixar mais felizes, aliviados, animados ou até mesmo, tristes, mas é melhor ainda quando ela passa uma mensagem e/ou aprendemos com ela. E é isso que quero mostrar para vocês hoje, mostrar o quanto uma música pode ensinar e criticar ao mesmo tempo que é uma fonte de lazer.
Aí segue uma playlist, que preparei com algumas músicas nacionais que conheço e que, a meu ver demonstram  o que acabo de mencionar :


1-    Que país é esse?  Legião Urbana

“Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?”

Que país é esse? É um clássico da música nacional, nem é preciso muitos comentários! O que Renato Russo tenta criticar é a situação do nosso país, apesar de ser uma letra escrita em 1978, ela retrata o Brasil atual também. Nos faz questionar as nossas ações, atitudes em relação à política, corrupção, desigualdade, escravidão, comodismo, etc.

2-    Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones – Engenheiros do Hawaii

“Cantava viva, à liberdade
Mas uma carta sem esperar
Da sua guitarra, o separou
Fora chamado na América...
Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles songs
Mandado foi ao Vietnã
Lutar com vietcongs...”

Essa música que foi regravada pela banda Engenheiros do Hawaii, faz referência a um jovem que foi chamado a lutar na guerra do Vietnã e acabou morrendo. Sendo, assim, uma crítica à situação de milhares de jovens que não só nessa guerra mas, em várias outras foram obrigados a deixarem suas vidas normais, suas famílias, seus hobbies para enfrentarem o mundo violento da guerra e acabaram sofrendo com suas consequências desastrosas.

3-    Até quando – Gabriel Pensador
Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente, seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante, você tá sem emprego e a sua filha tá gestante

Você se faz de surdo, não vê que é absurdo, você que é inocente foi preso em flagrante!

É tudo flagrante! É tudo flagrante!

Esse rap de Gabriel  O Pensador faz fortes críticas sociais e políticas, ao quanto nos calamos e somos omissos a problemas cotidianos, com os quais sofremos  mas, preferimos ocultá-los ou mesmo fingirmos que não existem! Ele nos  convoca a refletir sobre tudo isso e nos faz pensar: Até quando continuaremos acomodados? Não deveríamos ser a mudança de que o mundo tanto precisa?

4-    Apesar de você – Chico Buarque

“Hoje você é quem manda
Falou, tá falado

Não tem discussão

A minha gente hoje anda

Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão” ♫ ♪

Esse clássico de 1970 da MPB, faz uma crítica ao regime ditatorial da época, do qual ele (Chico Buarque) mesmo sofreu junto com  diversos músicos, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, onde não havia liberdade de expressão e muitas músicas eram censuradas. No entanto, essa música foi liberada devido a grande astucia de Chico, ao escrever a letra de forma que a crítica passasse despercebida aos olhares dos torturadores, porém traduzia a grande indignação e revolta em relação aos sofrimentos passados por muitos daquela época.

5-    Ideologia - Cazuza

“Meu partido é um coração partido

E as ilusões estão todas perdidas

Os meus sonhos foram todos vendidos

Tão barato que eu nem acredito
Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo (Mudar o mundo)
Frequenta agora as festas do Grand Monde”

Ideologia, nada mais é que, um sujeito que se vê insatisfeito e triste com a situação do seu país
“A música, por sua vez, é muito pessimista, porque, na verdade, é a história da minha geração, a de 30 anos, que viveu o vazio todo.” Cazuza
De sonhos, idealizações construídas ao longo do tempo mas que foram vendidas a preços banais, se enquadrando na mesmice da sociedade. E a necessidade de uma nova ideologia para viver, diferente das já difundidas.

Então galera, essa foi a minha interpretação pessoal de algumas músicas já bastante conhecidas e que trazem pra mim algum fundo questionador e moral.
O que vocês acharam? Conhecem essas músicas? Tem interpretações diferentes? Discordam ou concordam? Deixem as respostas nos comentários.

Obrigada pela visita!

VIVA À MUSICA BRASILEIRA \O/


9 comentários:

  1. Joyce, incrível essa ideia de uma playlist com argumentos que nos convidam a compartilhar reflexões sobre o que conseguimos sentir ao ouvir a nossa belíssima música nacional!
    Assim como você, eu creio numa música que ultrapasse os limites do prazer pela harmônia da melodia e, além, do nosso coração ela atinja a nossa criticidade diante dos fatos sociais nela abordados.
    Parabéns, pelas sabias escolhas e argumentos sobre as mesmas! São de fato músicas que nos honram em representação nacional!
    Gosto demais de Epitáfio dos Titãs, Diversidade de Lenine, Fé cega, faca amolada de Milton Nascimento e tantas outras que combinem melodia e mensagem!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da postagem, faltou uma música Internacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, pode ser Lucas, mas infelizmente não tenho o hábito de ouvir músicas internacionais, sou bem "brasileirinha", :3

      Excluir
  3. Tá ai um gênero de música que eu gosto *-* Parabéns Joyce,bela postagem!

    ResponderExcluir