Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Indicação Literária: O Doador de Memórias

Olá leitores! Eu (Leticia) e a minha equipe (Nayla e Guilherme) seguimos com as postagens da semana. E dessa vez vamos falar sobre o livro O Doador de Memórias.

Ok. Eu confesso que essa é uma indicação bem pessoal, pois na minha equipe apenas eu li essa distopia. Estou tentando, entretanto, convencer tanto a vocês quanto aos meus colegas de equipe a mergulhar nessa literatura junto comigo.

Sinopse do livro


"Jonas vive num mundo onde não há pobreza, crime, doença, fome, divórcio, medo nem dor. Todos têm família, saúde, emprego, educação e lazer. As pessoas são treinadas para manter seus sentimentos sob controle. As regras de conduta são invioláveis, os desejos, reprimidos, e o amor é uma palavra que não existe no vocabulário. A ordem e a paz reinam absolutas. Mas esse universo cuidadosamente construído começa a desmoronar quando Jonas completa 12 anos. Na Cerimônia anual em que todas as crianças dessa idade recebem dos governantes sua Atribuição – a carreira que deverão seguir para o resto da vida –, o menino vê sua amiga Fiona ser nomeada Curadora de Idosos e seu alegre companheiro Asher ser incumbido da função de Diretor-Assistente de Recreação. Ele, porém, é escolhido para desempenhar um papel especial: o de Recebedor de Memórias. Isso significa que será o único a guardar lembranças do passado e a ter conhecimento de sensações, experiências e sentimentos humanos que foram banidos daquele mundo. Para cumprir sua missão, Jonas é colocado sob a tutela de um sábio ancião, o Doador, que deverá lhe transmitir as lembranças. À medida que seu treinamento progride, ele começa a desvendar os segredos sombrios que se escondem sob aquela frágil perfeição. Aos poucos, ele passa a questionar o alto preço que sua sociedade paga para eliminar o sofrimento. Até que ponto evitar a dor pode nos tornar mais felizes? Vale a pena abrir mão das emoções para permanecer no caminho certo? Não são os sonhos, os desejos e as angústias que dão sentido à vida? Não conseguindo mais se adaptar àquela falsa realidade, Jonas terá outra cruel tarefa pela frente: escolher entre a própria vida e a salvação do seu povo. Envolvente e cheio de suspense, O doador de memórias tem o poder de suscitar nos leitores os mesmos sentimentos conflitantes e angustiantes do jovem herói, fazendo-os pensar no que seria uma sociedade perfeita."


O livro é bem filosófico. A sociedade é bem controlada e organizada. Mas, para isso eles tiveram que abrir mão de sentimentos tão reais e puros que simplesmente não consigo imaginar um mundo assim.

E também tem a questão das memórias. Parece-me muito covarde a escolha de livrar-se das lembranças. Claro que temos muitas manchas na história de nossa  existência, mas para quê nos livrarmos da consciência delas? Pelo contrário, penso que a consciência nos torna experientes. 

(Fonte: New Romantic)


O livro nos induz a pensar, e isso é maravilhoso. Passei uma semana inteira apenas refletindo sobre ele, imaginando-nos em um estilo de vida como esse. Com toda certeza é uma ótima leitura

Alguém aí já leu esse livro? O que achou dele? Comenta aí :)

2 comentários:

  1. parabéns Leticia pela postagem
    o livro parece ser bom ,ainda pretendo ler !!

    ResponderExcluir
  2. Eu já ouviu falar do filme , mas eu quero assiti- lo!!!

    ResponderExcluir