Páginas

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Acervo LLM: Resenha de A Última Casa da rua


 Olá leitores! Como estão?

Eu (Joyce) e equipe, viemos aqui hoje compartilhar com vocês a resenha de um livro do acervo do LLM. Publiquei esta resenha no A Thousand Lifetimes tem um tempinho, blog em que eu e Leticia participamos, mas seria interessante que vocês o conhecessem por aqui também. Confiram conosco:


Título: A Última Casa da rua

Autor: Jonathan Mostow, Lily Blake e David Loucka

Editora: ID                                                                            

Gênero:Suspense

Ano de lançamento:2012 

Status: Livro único    

Páginas: 184                                                                 

Skoob: Link



O livro conta a história de Sarah e sua filha Elissa. Sarah resolve mudar-se com sua filha Elissa de Chicago, lugar onde viviam, para morar na cidadezinha de Syncamore Lane, pois Sarah queria reforçar os laços que havia perdido com a filha (já que o seu marido e pai de Elissa as abandonou, piorando consequentemente a relação afetiva entre as duas) e ela também temia que sua filha tivesse o mesmo futuro que o seu: engravidar-se cedo e se vê obrigada a casar muito jovem.

                                                        “Quatro anos depois...”

Então, essa mudança para Syncamore Lane, representa pelo menos para Sarah, um novo recomeço das duas, uma nova vida. Ao chegarem lá, na casa que a mãe de Elissa alugou, ao ver aquela casa enorme, diferentemente do apartamento onde viviam, Elissa começa a pensar que essa ideia da mãe talvez possa dar certo mesmo, despertando a esperança na jovem com uma vida melhor. A casa para onde se mudaram era realmente muito boa, espaçosa e no bairro ideal (de ínicio achamos né?!), porém, só foi acessível ao bolso de Sarah porque há quatro anos aterrorizantes atrás, na casa ao lado onde iriam viver, aconteceu um duplo assassinato da família dos Jacobsen.


Carrie Anne, a única filha e a mais nova do casal que sofria de danos cerebrais, pois quando era menor caiu do balanço de sua casa enquanto brincava, deixando-a como sequelas e surtos psicóticos frequentes, matou seus pais com golpes de martelo e, depois disso, dizem ter fugido para o bosque que envolvia a casa, desvalorizando os imóveis circunvizinhos, principalmente o novo lar de mãe e filha.

“Mas não foi sempre assim naquela casa. É incrível como, de repente, as coisas mudam e os acontecimentos ruins se acumulam. A família que vivia ali foi assombrada pela má sorte, os momentos trágicos chegando sempre antes e com maior intensidade que os mínimos momentos felizes.”

Com o convívio com a nova vizinhança, as duas acabam sabendo do ocorrido na última casa da rua, o que as abala, mas mesmo assim Elissa se sentia um pouco confusa com o que os vizinhos diziam sobre a família Jacobsen, principalmente sobre o irmão de Carrie Anne, Ryan Jacobsen, que voltou a morar na casa onde tudo aconteceu. Caracterizavam-no como uma pessoa tímida, estranha e que até deveria ter problemas também. Afinal, não é normal que uma pessoa volte a viver no mesmo local onde seus pais foram assassinados, não é? Elissa não pensava bem assim, ela queria entender e não gostava de julgá-lo antes mesmo de o conhecer, como aquelas pessoas faziam e até sua própria mãe.

“– Estúpido da minha parte, não é? Eu até costumava deixar umas coisas para ela no bosque, comida, cobertores, mesmo sabendo que ela jamais conseguiria sobreviver lá fora. A coitadinha deve ter passado fome até a morte. Ela era incapaz de se virar sozinha. Precisava de cuidado constante. Meu pai queria mandá-la para algum lugar especializado, mas minha mãe nunca permitiu. É por isso que eles me mandaram embora. Eles já tinham muito com que se preocupar.”

Numa noite, sozinha, após um dia cheio de nervosismo e humilhante, Elissa não tinha outra alternativa senão voltar a pé até em casa, já que a sua mãe estava de plantão no hospital. Conforme andava na estrada e a chuva caia incessantemente, apareceu um carro que a ofereceu uma carona. Para sua surpresa era Ryan, de início ela sentiu-se um pouco indecisa em aceitar, mas acabou cedendo e pegando a carona com ele. Nisso, ao conhecer o rapaz melhor se é que se dá para conhecer alguém logo de cara, ela percebeu que não havia nada de estranho nele como corriam os boatos na pequena cidade e o achou  até interessante, despertando entre eles uma grande atração.


Depois desse dia, Sarah ficou preocupada com essa nova amizade da filha, o que só fez aumentar o distanciamento e briga entre as duas. Entretanto, Ryan e Elissa aproximavam-se cada vez mais, o instinto protetor e de bom moço dele, encantava Elissa e ela não gostava das suspeitas feitas a ele.  Mas um dia todo esse deslumbramento pelo rapaz foi por água abaixo. Talvez o estranhamento e suspeitas que haviam sobre ele tivessem realmente um fundamento.

                                                              “Tudo estava acabado.”

Pois bem, quando acabei de ler esse livro fiquei boquiaberta, que final surpreendente! Meu Deus! Fiquei um pouco desapontada porque assim como o amor de Elissa aumentava por Ryan, meu apego com ele também e acontece toda a reviravolta. Achei o enredo maravilhoso, pena que o livro é muito pequeno, são apenas 184 páginas, o que faz que os acontecimentos sejam rápidos, nada de muitos detalhes, é muito objetivo! Ah, vale lembrar que o contrário dos livros que viram adaptações de filme, esse livro foi baseado no roteiro do filme, diferente, não?! Talvez por isso que seja tão curto. Sendo Elissa estrelada por Jennifer Lawrence (a Katniss de Jogos Vorazes).


Recomendo a todos, é de fácil, envolvente e rapidíssima leitura, em poucas horas você termina!

11 comentários:

  1. Amei essa adaptação literária! Adora a sétima arte, mas sou apaixonada pela literatura, pois ela mexe com uma das coisas que temos de melhor: nossa capacidade de fazer conclusões e, ao mesmo tempo, de criação, melhor co-criação em parceria com os autores... Isso mesmo! Joyce acaba de ser parceira dessa ideia, ou seja ela faz suas inferências sobre o que já foi feito e se torna parceira da difusão dessa ideia.
    Excelente a sua parceria com os autores, Joyce! Você, com certeza, causou a curiosidade e vontade de ir em busca dos detalhes desta obra que, aliás, tem sido uma das mais requisitadas em nosso acervo! Agora então!

    ResponderExcluir
  2. amei a resenha joyce parece ser um livro otimo ;espero pegar pra ler

    ResponderExcluir
  3. Joyce! Fiquei com vontade de ler esse livro. Que curioso isso do livro ser uma adaptação de um filme, já que geralmente ocorre o contrário. Enfim, sua resenha ficou ótima. Parabéns, parceira!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. uma ótima opção de leitura.! parabéns pela resenha !

    ResponderExcluir
  5. João Vitor e Kayo, que bom tê-los por aqui prestigiando os trabalhos dessa tripulação que se sentira sempre honrada em recebê-los! Sintam -se à vontade em voltarem e andar por todos os nossos vagões deixando suas opiniões sobre o que leram em cada um deles...
    Ah! O fato de lerem as postagens e deixarem suas opiniões já faz de vocês, visitantes, passageiros que embarcam conosco rumo a percepção do letramento que em tudo está presente. Embarquem sempre, há muito o que perceber!

    ResponderExcluir
  6. moss achei muito massa esse livro e um POUCO assustador, (Eu não tenho medo.kkk).

    ResponderExcluir
  7. adorei a resenha ! muito interessante, gostaria de ler esse livro para ver mais detalhes.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Joyce boa resenha !
    espero ler este livro logo logo *--*

    ResponderExcluir
  9. *---* Gostei bastante da resenha Joyce !!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler esse livro. Aindaa não assisti o filme

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir