Páginas

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Paródias musicais: entreguem-se a este letramento!

Piuí! Piuí!
Gente linda que nos acompanha a bordo da LLM,

E ai? Vamos compartilhar momentos! Estou passando para fazer o registro da nossa 17ª oficina que aconteceu no dia 21 de outubro de 2014.

Pois é pessoal, já estamos a todo vapor! Eu junto com a tripulação LLM embarcamos em nossa locomotiva e partimos rumo ao letramento em paródias. Aliás, esse é o tipo de letramento que permeia o contexto de todas as disciplinas e que, além de constituir em aprendizado garantido, reserva muita alegria, criatividade  e criticidade por parte dos envolvidos em tal processo.

E foi pensando na abrangência deste letramento que nos entregamos à viagem e de inicio contemplamos a paródia “Prevenção das poderosas: show outubro rosa”. Começar visualizando paisagens de amor que nos chama a cuidar é sempre muito bom, não é?

Outra doce visão nos foi possível ao socializarmos o desafio da semana “Meus brinquedos preferidos da infância eram...” e podermos reviver aqueles mágicos momentos com muitas estripulias e brinquedos tão simples e mágicos como: fazer  bolos de aniversário a castelos com agua e terra e contar com espaços de sobra para gastarmos TODA energia! Ôh tempo feliz sem prisão e tecnologia! Amei os relatos!

Assim, com entusiasmo de crianças avistamos as paisagens dos tipos de parodias compartilhando a leitura de um texto, seguido de reflexões por parte do grupo e exemplos em vídeos e textos dos gêneros em que a parodia se apresenta, ou seja, apreciamos parodias dramáticas, gráficas, poéticas, sem nos aprofundarmos e a musical de forma mais intensa, com o objetivo de melhor nos inteirarmos sobre  seus propósito e processos de produção.

Sobre a paródia musical vimos dicas do que facilita em sua produção, assistimos vídeos para melhor esclarecer as dicas, apreciarmos a criatividade e/ou criticidade de umas e a comicidade de outras. Cantamos e nos divertimos muito com as abordagens que cada parodia ou trecho selecionado propunha. Sabe aquelas paisagens que além de belas proporcionam alegria? Foi por essas que a nossa locomotiva viajou no decorrer da tarde!

Já pressentindo o aproximar da estação e chegando ao final de nossas reflexões sobre parodias musicais cada uma das cinco equipes fez o sorteio do tema sobre o qual irá produzir uma paródia a ser apresentada em oficina para socializa-las com o grupo e posteriormente com o LLM por meio de postagem. Os temas propostos foram:

* Profissão: como escolhê-la?;
* Família e seus conflitos;
* Alimentação saudável;
* Respeito ao próximo em suas escolhas e características pessoais;
* Responsabilidades com atribuições  escolares.

Esperamos que, como sempre, a tripulação arrase em suas criações e nos façam viajar por incríveis paisagens! Tomara que não falte o  mico! ;) 

Vamos à galeria de fotos?!

4 comentários:

  1. Oi amigos do LLM,
    Todos nós em algum momento de nossas vidas compartilhamos de momentos em que as parodias nos foram apresentadas com algum propósito. Na escola então, essa tem sido uma proposta divertida de que toooodas as Disciplinas lançam mão em algum momento, pois ao mesmo tempo que descontrai ;, é muito enriquecedora ao aprendizado de inúmeros temas que permeiam o universo estudantil e que sob a abordagem em parodias adquirem ares de conhecimentos que se eternizam para o aluno que dele irá usufruir em sua vida social.
    Então esse foi o propósito dessa oficina: sabermos mais sobre essa vertente do letramento e soltarmos a voz guiados por Ruth que é nossa grande contribuinte quando a música está envolvida. Claro, faltou a alegria e contribuição de Rafa nesta tarde! Mas... com certeza ele nos compensará no dia da socialização das produções! ;) :P
    Parabéns pela animação e contribuição nesta tarde, galerinha LLM!
    Ansiosa pelas produções! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ótima oficina!
    Só na espera dos resultados dessas paródias! Principalmente da minha equipe rs..
    Que a inspiração esteja ao meu favor (;

    ResponderExcluir
  3. parece ser legal essa "oficina" apesar de não me lembrar de nada delas :/

    ResponderExcluir
  4. Essa oficina foi excelente não vejo a hora de ver os resultados muito ansiosa :P

    ResponderExcluir