Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2015

2ª conferência municipal da juventude

Olá pessoal, eu( Luísa ) e minha equipe( Débora e Michel) ficamos responsáveis pela publicação dessa semana. Então, resolvemos relatar sobre um assunto bastante  interessante que aconteceu em nossa cidade.

Em Guanambi, foi realizado nos dias 03 e 04 de setembro no Centro de Treinamento Pedagógico de Guanambi (CETEP), a 2ª conferência municipal da juventude.
As conferências municipais de juventude têm como objetivo dar voz a juventude para discutir temas de seu interesse e elaborar proposta que  serão apresentadas ao poder público.



O evento reuniu uma numerosa parcela de jovens de diferentes unidades escolares da cidade, além de representantes da administração pública e cultural do município, como: Diego Emerson: diretor de cultura,  Victor Boa sorte: secretário de cultura, José Alves: diretor da UNEB de Guanambi, Sr. Antônio: presidente do sindicato rural, Mileia: diretora do levante popular da juventude e o  Dr. Alexsandro de Oliveira:  diretor do presídio Nilton Gonsalves em Vitória da Conquista.

O tema principal  dessa conferência foi a redução da maior idade penal, um assunto bastante polêmico e importante. Por isso, fora realizado uma palestra dando ênfase ao mesmo, pelo Dr. Alexsandro de Oliveira, que nos explicou sobre a vida dos jovens, os crimes hediondos e a redução da maior idade penal, que de fato, muitas pessoas não são a favor, pois acreditam que a juventude não cometeria crimes se as leis fossem impostas aos adultos de forma correta. Assim, o que certamente deveria mudar seriam as leis  e não a idade de se responsabilizar por crimes cometidos.

Além disso, o Dr. Alexsandro nos relatou sobre a educação e a segurança pública, a vida nos presídios,  o analfabetismo dentro dos  presídios, a vontade dos presidiários de estudar, aprender a ler e escrever. Pois a maioria dos presidiários entre 18 e 26  anos são analfabetos, o sistema carcerário do nosso país é falho, precário, decadente. 

A influência  da família na vida dos jovens é vista como uma das causas que poderia fazer a grande diferença, ou seja, é muitas vezes a omissão da familia que contribui para que os jovens se desviem dos padrões sociais e acabem indo pelo caminho da criminalidade.
Houve, durante a conferencia, debates sobre os seguintes direitos estabelecidos no Estatuto da juventude:

1º Direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil;
2º Direito à educação;

3º Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda;

4º Direito à diversidade e à igualdade;
5º Direito à saúde;

6º Direito à cultura;
7º Direito à comunicação e à liberdade de expressão;

8º Direito ao desporto e ao lazer;

9º Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente;
10º Direito ao território e ao meio ambiente;

11º Direito à segurança pública e ao acesso à justiça.
Enfim, fora uma conferência bastante instigante e importante, pois nos mostrou a importância da justiça, da politica, dos direitos de todos (principalmente dos jovens), do poder publico, e nos incentivou a sempre lutar pelos nossos direitos, principalmente no tacante  à educação de qualidade, pois ela garante as mudanças na vida das pessoas.

E aqui estão algumas fotos da conferência!!

Claro! Houve outras temas em discussão. Se você esteve presente pode contribuir nos comentários com as suas impressões sobre a conferencia ou deixar suas impressões sobre o nosso relato. Até breve!                                                                                                           

                                                                      

5 comentários:

  1. Otimo texto! Parabéns, equipe por ter trazido ao público do LLM a relevancia do tema dessa publicação! É muito importante que os jovens sejam atuantes na construção dos parametros sociais, pois assim o vivenciar das normas do bem conviver em sociedade e o não estar alheio ao que é direito ou obrigação é a promessa da construção de uma sociedade onde todos têm e devem assumir os seus lugares.
    É importante sempre lembrar que os direitos só se validam se os cidadãos os buscarem com consciencia e determinação. Por isso é necessário que os jovens participem de conferencias e outros eventos como esse, que busquem as informações e façam com que tais direitos se consolidem de fato.
    Valeu, equipe!

    ResponderExcluir
  2. Esta conferência estava discutindo temas muito importantes para a nossa juventude, inclusive os direitos que temos que assumir em frente a nossa sociedade.........foi ótimo estar presente e participar a este tipo de conferência!!

    ResponderExcluir
  3. Esta conferência estava discutindo temas muito importantes para a nossa juventude, inclusive os direitos que temos que assumir em frente a nossa sociedade.........foi ótimo estar presente e participar a este tipo de conferência!!

    ResponderExcluir
  4. Esta conferência estava discutindo temas muito importantes para a nossa juventude, inclusive os direitos que temos que assumir em frente a nossa sociedade.........foi ótimo estar presente e participar a este tipo de conferência!!

    ResponderExcluir
  5. Penso que a juventude não é uma questão de idade... conheço muitos "jovens velhos" e muitos "velhos jovens". Parabéns pela cobertura do evento!!!

    ResponderExcluir