Páginas

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Concurso de contos e socialização dos vídeos sobre os nacionais contemporâneos

Piuí  Piuí, galerinha que viaja a bordo da LLM!

E aí vamos compartilhar momentos?! Passo hoje para fazer o registro da nossa decima sexta oficina de leitura e letramento “Concurso de contos e socialização dos vídeos sobre os nacionais contemporâneos”,  que aconteceu no último dia 15 de setembro de 2015 e para convidá-los a interagir aqui conosco.

Fizemos uma viagem em excelentes companhias nesta tarde, além dos meus amadíssimos tripulantes, a locomotiva deu carona às queridas professoras Nice e Joilce, educadoras que contribuem com a integração da comunidade surda do  CEIN. Nice que, além de trabalhar com teatro e ser entendedora da literatura, atua com os alunos surdos que sob suas orientações se preparam para fazerem parte de nossas turmas regulares do Ensino Fundamental II e Joilce que trabalha tanto com o atendimento aos surdos na sala multifuncional, como dando suporte aos interpretes  que os acompanham  durante as aulas. Além das colegas, também, nos acompanhou nesta viagem o nosso queridíssimo professor e coordenador do PróEMi Ronaldo Soares.

Motivo de tê-los conosco durante nesta viagem, além do simples fato da imensa satisfação? As paisagens que iriamos adentrar guiados pelos tripulantes da LLM, das quais nossos honrados convidados teriam que eleger 3 como as mais belas, para assim serem premiadas em nosso concurso de contos.

Todos acomodados e com a LLM deslizando sob os trilhos, apreciamos a paisagem musical do vídeo “Zaluzejo”, riqueza poética e reflexiva do Teatro Mágico. Daí já passamos a conhecer como seriam os critérios de escolha dos 3 melhores contos e para que os tripulantes fossem construindo as imagens que queriam mostrar em seus contos de forma a fazer com que nos sentíssemos dentro de cada cenário por onde a locomotiva seria guiada, apreciamos as significativas paisagens do conto "Natal na Barca" de Lygia Fagundes Telles numa leitura interpretativa sublime de Julia Lemmertz.

E foi assim que os tripulantes foram, um de cada vez, assumindo o comando da LLM e encantando nossos jurados e os próprios  colegas concorrentes, com os cenários que iam nos mostrando a cada conto lido. Olhos atentos para não perderem nenhuma paisagem, nossos jurados ao final de cada leitura faziam suas anotações em suas fichas. Quantas paisagens nos foram mostradas! Os tripulantes nos conduziram pelas paisagens de suspense, drama, romance, preocupações ambientais e etc...Todas muito envolventes!

Após todas as apresentações passamos à soma dos pontos e antes do anuncio da classificação, os tripulantes  foram quem visualizaram paisagens emocionantes nas palavras dos jurados que lhes fizeram perceber a grandeza de suas produções. Todos foram premiados, pois elogios e palavras de incentivo são prêmios que não se calcula o valor. Então anunciamos os 4  ganhadores do concurso. Na verdade deveriam ser classificados 3 contos, mas tivemos um empate e resolvemos premiar dois 3ºs lugares. Passamos à entrega dos prêmios: obras literárias com dedicatórias do LLM às tripulantes vencedoras: Joelma, 1º lugar; Samara, 2º e Emilly e Ana Luisa Dourado como 3º lugar. Bom ver os tripulantes alegres com suas conquistas ou as conquistas dos colegas! Então, aproveitamos para comemorar e desfrutar as paisagens doces, refrescantes e salgadas do lanchinho LLM. \o|o|/o/

Nossos convidados saltaram da LLM e nós continuamos, pois ainda tinhamos as paisagens dos vídeos sobre a literatura nacional contemporânea a contemplarmos. Lembram da nossa oficina cujo tema era esse e ficamos de retomá-lo para vermos as produções?! Então, foi o que fizemos no final desta viagem. Apreciamos as paisagens distópicas, românticas, fantasiosas e cheias de suspense dos cenários nacionais contemporâneos que aqui vocês irão conferir na versão dos nossos tripulantes:






Chegando ao fim da última dessas paisagens ouviamos o "Piuííííí!" de desembarque. Tarde de lindos cenários percorridos! Parabéns, galerinha! Ah! as paisagens dos contos vencedores vocês conhecerão em uma publicação  exclusiva. Aguardem! 
E aí, o que acharam de tudo? Vamos comentar?! *=*


3 comentários:

  1. Essa oficina estava d+++, pois todos estavam entusiasmados com a leitura dos contos e com a vizualização dos vídeos dos livros!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi uma experiência incrível fazer os contos os vídeos. E

    com todas as dificuldades valeu a pena todo o

    esforço

    ResponderExcluir
  3. Realmente essa oficina foi extraordinária, contos excelentes parabéns a todos que participaram agradeço a Zilma por nos proporcionar essas atividades.
    Estou apaixonada pelo meu livro ♥♥♥ "O futuro de nos dois " ♥♥♥

    ResponderExcluir