Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2015

II Feira de Ciências do CEIN

Piuííííí !!!!

Olá meus tripulantes como estão? Espero que bem. Gostaram da nossa 2ª Feira de Ciências? Espero que sim, pois estava maravilhosa!
Esta semana eu (Emilly) e minha equipe (Ana Luiza e Érika), estaremos dando continuação às nossas postagens. O tema dessa semana será sobre a II Feira de Ciências que ocorreu nos dias 24 e 25 de setembro de 2015 no Colégio Estadual Idalice Nunes.

Essa Feira teve como objetivo principal compartilhar todos os nossos conhecimentos, não só os escolares, mas os do dia-a-dia, mostrar para as pessoas que tudo pode ir além da sala de aula e de um simples livro.

Antes da Feira começar, o colégio estava a todo vapor, todos  estavam ajudando na preparação das salas temáticas. Inclusive, queremos parabenizar o pessoal envolvido com o PIBID do Instituto Federal Baiano de Guanambi, que nos deram muito apoio, a todos os alunos, professores, coordenadores, diretores. funcionários do administrativo e de apoio do CEIN pelo trabalho duro, e também aos visitantes deste evento. Sem vocês nada disso teria acontecido e é esta junção de todos que faz a diferença, não só em um colégio, mas em qualquer lugar.

E para iniciar a nossa viagem pela Feira, o queridíssimo bolsista do PIBID  Floriatan conduziu  a cerimônia de abertura do evento, com animação, discursos dos componentes da mesa de honra e as apresentações com o grupo de dança do CEIN, que se apresentou ao som de "Admirável chip novo" vestindo roupas de aspecto robótico confeccionadas  com papel alumínio! E logo em seguida o grupo de balé convidado da escola Josefina, ao som de Jamily, nos encantou com uma bela coreografia. Com o encerramento da cerimônia as portas foram abertas para iniciar as visitas às salas temáticas.


Lembrando que a Embasa estava com uma maquete demonstrativa da estação de tratamento da água em nosso pavilhão e a Vigilância Sanitária também marcou presença alertando sobre vários problemas de saúde pública e sobre a forma como podemos colaborar.

A primeira sala temática foi a do pensamento lógico (sala de jogos), nela todos podiam se divertir com vários tipos de jogos que estimulam o raciocínio e também habilidades motoras.

A segunda foi a sala do ano internacional da luz. Tudo sobre a luz! descobertas sobre esse fenômeno físico, invenções relacionadas, um pouco sobre as várias usinas de energia elétrica, além de fenômenos da natureza como eclipses, o arco-íris, a fotossíntese e a bioluminescência.

A terceira sala era sobre a química dos produtos de limpeza, inclusive os alunos fizeram sabão em barra, detergente e muitos outros produtos  de limpeza caseiros. Expuseram uma engenhosa máquina de bolinhas de sabão, e algumas curiosidades químicas sobre tais produtos e também distribuíram folhetos com informações muito relevantes sobre como proceder quando entrar em contato de risco com uma substância química.

A quarta sala temática foi sobre a química da beleza, que tem tudo a ver com o nosso cotidiano, os alunos desta sala se empenharam muito, pois fizeram sabão líquido, sabonetes, shampoo e explicaram a diferença que eles tem com os produtos industrializados. Também deram muitas dicas sobre formas alternativas de usar alimentos e substâncias do cotidiano para cuidar da pele, cabelos e unhas. Além disso, os bolsistas do PIBID expuseram um experimento que simulava a extração de essências para a industria de perfume.

A quinta sala foi com o tema a química dos alimentos, que também faz parte do nosso dia-a-dia, ela teve como objetivo nos mostrar os alimentos que fazem mal à saúde e aqueles que podem substituí-los (os mais saudáveis). Além de falar um pouco sobre reeducação alimentar, alimentos trânsgênicos e até mesmo como o material da panela em que cozinhamos pode afetar a nossa saúde.

A sexta sala foi sobre a química dos remédios caseiros , pois ela nos deu a oportunidade de optar por algo melhor ao invés de fazer uso constante de remédios industrializado que deve ser usado só se for um problema de saúde bem grave e sob orientação médica. As diversas ervas, sementes e frutos são fáceis de encontrar, têm benefícios terapêuticos e também preventivos!

Teve uma sala bem especial, que foi a da INB (Indústrias Nucleares do Brasil), que estava tendo palestras sobre como funciona a extração de urânio, a produção do elemento combustível e a usina nuclear. Além de outras informações sobre a atividade da industria em si. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e debater muitas questões e curiosidades.

A sétima sala foi a de Arte e Cultura, que nos mostrou várias releituras das obras de Tarsila do Amaral e vários outros artistas, quadros que pelo visto estavam muito interessantes, tendo sido feitos com materiais como retalhos de tecido, sucata e sementes!

Para encerrar o circuito, a oitava sala foi sobre Água e Cidadania, esta sala estava muito legal, pois nela havia maquetes que nos informavam sobre o ciclo da água e como é importante conserva-la, sobre obras que dizem respeito a nossa região como a adutora do Rio São Francisco, além de expôr questões ambientais como a poluição e o assoreamento dos rios. Tinha até um aquário de peixes, uma maquete enorme de uma cachoeira muito bem feita e alguns jogos interativos como "Pesque o lixo" e o "Afunda ou boia?"

Confiram alguns momentos da nossa significativa II Feira de Ciências

Ah! Tripulantes, nossa viagem está chegando ao fim, espero que tenham gostado, ano que vem certamente terá mais, pois é sempre bom produzir e compartilhar esse conhecimento! Espero que seja tão boa quanto essa e que todos vocês estejam lá.

Até a próxima!!!

Tchau! tchau!

3 comentários:

  1. Parabéns, meninas, pela postagem!
    Vocês arrasaram com a cobertura da Feira, muito bem! Já estou ficando com nostalgia desses dias ♥

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, meninas! Fizeram uma ótima cobertura e isso possibilita a quem não pôde estar presente compartilhar conosco um pouco de todo o conhecimento construído durante esses dias. Todos os alunos do CEIN estão de parabéns, pois atuaram brilhantemente durante as atividades apresentadas na Feira.

    ResponderExcluir
  3. Essa feira de ciências foi simplesmente ótima, nela pudemos aprender mais e ampliar nosso conhecimento sobre os mais variados assuntos e todas as salas estavam bonitas e muito bem decoradas os alunos professores e coordenadores se empenharam muito para esse evento que por sinal estava maravilhoso.

    ResponderExcluir