Oi pessoal!
Essa semana eu (Samara) e minha equipe (Julia, Letícia Pozze e Zaira) ficamos
responsáveis pelas postagens da semana. E para aquecer um pouquinho o pessoal que
participará dos projetos AVE, TAL e FACE, e deixar todos por dentro dessas
iniciativas, vamos falar hoje sobre o desenvolvimento de uma das ações que estão acontecendo durante essas semanas que
antecedem o evento de tais projetos.
A professora Eliene Márcia que é orientadora das Oficinas de Iniciação Cientifica e Produção e Fruição das Artes, está aproveitando o momento de proximidade das apresentações dos trabalhos que farão parte dos projetos estruturantes na modalidade interna da nossa escola, Colégio Estadual Idalice Nunes, e desenvolvendo com os alunos do ProEMI matriculados nestas duas oficina, bem como com algumas turmas do Ensino Médio em que ela atua com a disciplina de Matemática para trabalhar com uma temática voltada para o AVE.
Como um dos objetivos do LLM e divulgar
as praticas educacionais significativas para a nossa comunidade escolar,
resolvemos fazer uma entrevista com ela para sabermos mais detalhes sobre esse
projeto. Confiram aqui conosco!
LLM: Para iniciar nossa entrevista, queríamos saber um pouco sobre os propósitos da Oficina de Produção e Fruição das Artes?
LLM: Para iniciar nossa entrevista, queríamos saber um pouco sobre os propósitos da Oficina de Produção e Fruição das Artes?
Márcia: As ações da
Oficina Produção e Fruição das Artes desenvolvida no ProEMI – Programa Ensino
Médio Inovador, neste ano de 2015 vem contemplar conhecimentos que abrangem
práticas e expressões artísticas de diversas formas e linguagens, relacionando
e articulando, as culturas, as artes, o trabalho e as ciências, aos projetos da
escola e as produções artísticas dos alunos.
LLM: A arte em si é interpretada e colocada em prática em seus diversos aspectos, dessa forma ela é bastante abrangente. Então, para a produção das obras, você optou por ressaltar uma determinada temática? Quais séries participam dessa iniciativa?
LLM: A arte em si é interpretada e colocada em prática em seus diversos aspectos, dessa forma ela é bastante abrangente. Então, para a produção das obras, você optou por ressaltar uma determinada temática? Quais séries participam dessa iniciativa?
Márcia: Optamos
por explorar a temática “Arte e Matemática”, vinculada ao Projeto AVE – Artes
Visuais Estudantis, já que este faz parte dos projetos estruturantes da SEC/BA
e propõe estimular a criação e o embelezamento da escola e da vida, promovendo
exposições com as obras artísticas dos alunos matriculados nesta oficina e das
turmas da terceira série ‘A’ e ‘B’ do Ensino Médio.
LLM: A Matemática está presente em diferentes aspectos do nosso cotidiano, o que podemos esperar da junção dela com a Arte?
LLM: A Matemática está presente em diferentes aspectos do nosso cotidiano, o que podemos esperar da junção dela com a Arte?
Márcia: A
temática “Arte e Matemática” tem por objetivo explorar desenhos livres,
desenhos em malhas quadriculadas e triangulares, desenhos de retas que fazem
curvas, mosaicos, pinturas, faixas decorativas, composições com figuras
geométricas planas, simetrias, construções de mandalas, desenhos com compasso e
régua, entre outros.
LLM: O processo de criação está a todo vapor, mas antes, qual foi a metodologia usada para os alunos se preparem, adquirirem o conhecimento e as inspirações necessárias para tal trabalho?
Márcia: A temática está sendo desenvolvida, através de uma dinâmica, em que os alunos vivem momentos de sensibilização, a partir da exibição de vídeos e imagens, leitura de textos, compreensão do processo de criação da arte e exploração de sites, em seguida, produzem suas artes e no dia 21 de agosto, será a exposição dos trabalhos, juntamente com as apresentações do FACE e do TAL.
LLM: Partindo do princípio de aprendizado, quando propôs aos alunos explorarem o tema “Arte e Matemática”, que oportunidades eles teriam desenvolvendo esse trabalho?
Márcia: Ao
explorar uma diversidade de atividades com técnicas variadas os estudantes do
Ensino Médio têm a oportunidade de expressar artisticamente, além de participar
e interagir em um momento ímpar de aprendizagem, em questão presentes:o lazer,
a arte e o conhecimento.
LLM: Após a finalização do projeto, com certeza, todos ficarão orgulhosos de seus próprios desempenhos. Há alguma outra ação/objetivo para essa proposta de trabalho?
LLM: Após a finalização do projeto, com certeza, todos ficarão orgulhosos de seus próprios desempenhos. Há alguma outra ação/objetivo para essa proposta de trabalho?
Márcia: Até
o fim do ano letivo, organizaremos um mural com as fotos
dos momentos de produção e de criação dos alunos. Um dos objetivos do trabalho
nesta oficina é proporcionar momentos de expressão artística, bem como
estimulá-la como uma atividade presente e essencial ao cotidiano dos nossos
estudantes.
Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado da postagem! O projeto em si é uma grande oportunidade para os alunos, e merece ser compartilhado! Nossa equipe agradece imensamente à professora Márcia por nos conceder alguns detalhes de seu significativo trabalho com os alunos do CEIN.
Ah! Digam o que acharam nos comentários! Tchau!
Ah! Digam o que acharam nos comentários! Tchau!
Muito significativo o trabalho da professora Marcia. Acompanhei alguns momentos desta oficina e vi o quanto os alunos estavam integrados com a dinâmica do trabalho e dando o melhor em suas produções. Parabéns à professora Márcia pela iniciativa e por conseguir envolver os nossos alunos nesse projeto! Parabéns aos alunos pelo empenho, participação e belos trabalhos! Parabéns a equipe da semana pela divulgação deste trabalho!
ResponderExcluirParabéns a equipe pela ótima postagem !
ResponderExcluirParabéns a professora Marcia pelo trabalho, fiquei encantada com as produções já desenvolvidas pelos os alunos estão lindos . Estou apaixonada com os desenhos de retas que fazem curvas e as mandalas, efeitos magníficos .