Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Aquecimento para o TAL e FACE

Piuí  Piuí, galerinha que viaja a bordo da LLM!

E aí vamos compartilhar momentos?! Passo hoje para fazer o registro da nossa décima oficina de leitura e letramento “Aquecimento para o TAL e FACE” que aconteceu no último dia 31 de julho de 2015, em caráter extraordinário, e para convidá-los a interagir aqui conosco.

Gente, desta vez entregamos o comando da nossa locomotiva aos amigos Rique Silva, Vanelson Donato e aos nossos adoráveis convidados. Nossa locomotiva virou coração de mãe, pois naquela tarde éramos mais de 50 pessoas a bordo com muita disposição para interagir e ansiosos pelas paisagens que Rique  e Vanelson nos prometera, assim conversei com os tripulantes LLM e os demais alunos das outras oficinas ProEMI  para aproveitarem bem cada minuto e as ricas contribuições de todos que ali estavam para colaborar e... partimos!
Porque a poesia existe nas pessoas e nos momentos que se eternizam...
Rique nos conduziu ao pátio e quebrou o gelo com uma dinâmica de interação, depois nos chamou a olhar para dentro de nós mesmos e percebermos as belezas que o nosso interior possui, pois só assim passamos a ver as belezas que há nos outros e em todos os lugares.

De volta à sala, que já não era a de antes... Rique conduziu a locomotiva numa dinâmica em que avistávamos paisagens poéticas intercaladas das reflexões de todos os que estavam a bordo. Assim quando nos demos conta estávamos passando pelo trecho em que cada um do grupo de mais de 50 construíamos um poema coletivo. Enquanto a folha passava e o poema ia tomando forma, apreciávamos as tocantes paisagens do curta " A Língua das Coisas".

O poema? Ficou muito legal!  Após socializá-lo, fomos orientados a formar grupos de 10 pessoas e conduzidos à construção de outro a partir de 3 palavras; uma que Rique deu, escolhida aleatoriamente num dicionário, outra dada por alguém de outra equipe e a terceira pedida num impulso à professora Claudia Duca que esteve colaborando animadamente conosco naquela tarde. Pensa na coerência que poderia haver entre tais palavras! Assim os poemas ficaram, profundos, engraçados e, claro, exigiu  muita criatividade dos alunos.

Nesta atmosfera Rique nos sugeriu externar individualmente as paisagens onde as expressões do eu lírico nos revelasse critica, amor, humor, coisas da vida e foi assim que conseguimos as quadras poéticas e fizemos nos vagões da nossa locomotiva um sarau com muita animação, poesia e música. Foi dado a oportunidade para que todos os alunos pudessem participar do sarau que iniciou com Mauricio Junior e Vanelson cantando “Apenas uma canção de amor” do grupo Rosa de Saron. Esses dois são pessoas onde a arte faz morada em suas diferentes vertentes e por isso vivem e fazem os outros viverem melhor.

Locomotiva em movimento e as lindas paisagens sendo contempladas nos poemas dos alunos, mais músicas nas vozes de Joandrison, aluno do Idalice que concorreu à final do FACE em Salvador em  2014, Daniela Martins, colaboradora apaixonada com os  projetos  do CEIN, Eduarda Alves, nossa ex-aluna  e a  nova revelação da música do CEIN: Debora e Luiza, nossas lindas tripulantes.

Confiram alguns trechinhos de cada um desses preciosos momentos nesse vídeo que Rique registrou para a posteridade. Como  ele disse "Difícil resumir uma tarde tão rica em 15 minutos!" Mas, ele conseguiu  tal proeza. Vejam!


Essa tarde foi de pura inspiração poética e musical. Parabéns Rique, Vanelson, amigos colaboradores, direção, coordenação, pessoal de apoio e claro, nossos  protagonistas de tantos talentos: os alunos! Agora é aprimorarem seus poemas e músicas e com a mesma animação e garra se inscreverem ao TAL e FACE, pois dia 21 de agosto é a data das estrelas do CEIN brilharem.

Confiram nossos momentos no slide de fotos  e deixem suas opiniões  sobre esse momento!

Beijos!



3 comentários:

  1. Nossa esse dia foi maravilhoso.....nós nos divertimos muito, principalmente na hora das poesias...rsrsrs ai camarão!!

    ResponderExcluir
  2. Essa tarde foi extraordinária, os poemas criados as musicas e logo mas teremos o FACE, AVE e TAL expectativas a 1000 para este excelente projeto 0/

    ResponderExcluir